.

.

.

.

sábado, 30 de abril de 2011

O alpiarcense Carlos Coutinho (Tito) no “Relatório e Contas de 2010” de DESMOR

“Um administrador que acompanha o dia-a-dia da empresa é um responsável técnico que melhora a qualidade dos serviços e abre novos horizontes à empresa (DISMOR) não devem ser vistos como um custo mas sim como um investimento – que já tem frutos, públicos e notórios”
«Nuno Malta»

Carlos Coutinho, administrador da DESMOR (empresa municipal de Rio Maior) recordou na apresentação do “Relatório e Contas de 2010” que o orçamento da Desmor, de 2 milhões e 200 mil euros para 2011 é o maior de sempre, sendo que 68% da receita é própria da empresa: “É a menor dependência financeira de sempre da Desmor em relação à Câmara” – sublinhou. O administrador da empresa chamou a atenção para o facto de logo no 1.º trimestre de 2011 a execução orçamental ter resultado, em relação ao que estava orçamentado, num aumento de 6%, “portanto um crescimento superior àquele que era expectável”, ao mesmo tempo que “as despesas e os custos com os fornecimentos e serviços externos estão a diminuir na ordem dos 9,1%,”resultados estes que decorrem de investimentos feitos em 2010 em recursos humanos qualificados e na melhoria das instalações, neste caso com receitas próprias e que correspondem a um aumento de 280% (115 mil euros) em relação ao investimento realizado em 2009.
Coutinho deu a conhecer que das economias emergentes – os chamados países “BRIC” (Brasil, Rússia, Índia e China) - 50% são clientes da Desmor. Exemplificou com o Comité Brasileiro e a Confederação Brasileira de Triatlo, que são o maior dos clientes actuais e com a estada, quase em permanência em Rio Maior, de atletas russos.
Os aumentos de subsídios da Câmara resultam de compromissos que dantes eram da autarquia e que a Desmor teve que assumir, pelo que estes custos têm que se reflectir em termos financeiros na empresa. Mas se neste capítulo o contrato-programa teve um aumento de 12 a 13%, por outro lado o que a Câmara pagava pela utilização pelos clubes desportivos passou de 175 mil euros para 124 mil euros, explicou o administrador, entre outros aspectos.
Exposição esta que valeu ao alpiarcense Carlos Coutinho uma “valente” felicitação por parte de Sara Fragoso, vereadora da Câmara Municipal de Rio Maior.

Sem comentários: