.

.

.

.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

CÂMARA MUNICIPAL PAGA AOS FORNECEDORES COMEÇANDO PELAS EMPRESAS DO CONCELHO

O Executivo Municipal convidou os fornecedores do concelho para lhes dar conta da recente aprovação do Plano de Saneamento Financeiro pelo Tribunal de Contas e proceder, de imediato, ao pagamento das dívidas do Município.
O pagamento de cerca de 5 milhões de euros aos fornecedores de bens e serviços (centenas de credores), para além da justiça que encerra, é uma das mais importantes medidas dos últimos anos de dinamização das empresas e da economia local.
Dirigindo-se aos representantes das empresas credoras que marcaram presença numa breve reunião no Auditório da Câmara Municipal, o Presidente da Câmara justificou o convite que lhes foi endereçado por ser este um momento muito importante para o Município, um momento de grande significado, por permitir agora honrar compromissos para com empresas e pessoas que têm acompanhado e compreendido as dificuldades financeiras da autarquia, mantendo a sua colaboração, contribuindo assim para a viabilização da actividade municipal.
O Presidente referiu ainda que, com a aprovação deste Plano de Saneamento Financeiro, com o empréstimo de 6.135.546 euros para pagar dívida de curto-prazo que lhe está associado, irá permitir:
- o reequilíbrio financeiro da autarquia e uma consequente definição do investimento no futuro do concelho em bases de maior estabilidade;
- a poupança de milhares de euros em juros, nomeadamente em juros de mora a pagar por incumprimento de prazos de pagamento a credores, assim como evitará eventuais processos de penhora de bens municipais;
- pagar na totalidade a dívida a curto-prazo, referente a centenas de credores, contribuindo objectivamente para resolver problemas de empresas que forneceram materiais, equipamentos e serviços ao longo de anos e não tinham ainda recebido a devida contrapartida, entre as quais muitas pequenas empresas de Alpiarça e da região;
- saldar as dívidas a várias entidades intermunicipais (CIMLT; Assembleia Distrital; Resiurb; Ecolezíria…), nas quais o Município participa e aufere das vantagens dessa participação, mas cujo esforço de manutenção do funcionamento e dos respectivos serviços é assegurado pelos outros municípios associados, criando uma situação de injustiça e desvantagem aos que pagam e desvirtuando o elementar princípio de solidariedade entre municípios.
Pelas razões apresentadas, o Município de Alpiarça poderá recuperar a credibilidade entretanto perdida junto das entidades com as quais se relaciona, recuperando também a sua confiança.
«CMA»

6 comentários:

Anónimo disse...

a pobreza do trabalho realizado até dá para arranjar noticias quando o presidente passa um cheque dos calotes.
E trabalho ? Obra ? Nao há ?

Anónimo disse...

para quem endividou e deixou na penúria a câmara de Alpiarça tudo o que este executivo faça não merece qualquer apreço.
era bom que explicassem como se pode trabalhar de cofres vazios, maquinaria obsoleta e calotes sobre calotes a fornecedores, empreiteiros e empresas fornecedoras de serviços.
não há pachorra para alguns socialistas de Alpiarça que levaram a vacina do sócrates.

Anónimo disse...

Agora estamos cá para ver, qual vai ser a dívida no final do mandato e quais as realizações significativas, porque até agora não se viu nada.

Pedro disse...

E ainda dizem que não se vê obra, obra é o que alguns por aqui escrevem, isto meus senhores é obra e grande, não se consegue arranjar tanto dinheiro para pagar calotes, que foram feitos durante tanto tempo sem trabalho, não se vê como é obvio, mas serve para devolver alguma credibilidade ao município, o resto, as obras megalómanas que os senhores pretendem que se façam, algo que se veja, têm que ter calma e paciência,ou deixem-nas para o Sócrates, pois foi sem calma e paciência que as contas da câmara chergaram ao estado a que chegaram, e estar a mandar fazer para os outros depois se aguentarem à bronca com os pagamentos é muito fácil.
Desejo ao atual executivo que continue a trabalhar assim, pois vai no bom caminho.

Anónimo disse...

O povo quer é ver trabalho ! Já basta de desculpas. Vão andar 4 anos a lamentar-se ? Assim até eu. Por causa da porcaria que o PS fez é que o Povo quer ver agora alguma coisa diferente. Se o Povo quisesse um saneamento de divida, tinha contratado um gestor de finanças, não a CDU para governar ! ESSA É A DIFERENÇA

Anónimo disse...

Sr. anónimo das 9:33, por o o povo querer ver trabalho é que Alpiarça chegou onde chegou e o país está como está, por não se acautelar o futuro é que estamos todos na m...a, mas para si parece que está tudo bem, também deve ser um dos mamões do nosso país, ou então um iluminado que nunca teve de trabalhar na vida e que julga que o dinheiro cai do Céu...