.

.

.

.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

A escolha que nos vai ser colocada em Junho é simples

Caros leitores,

Recentemente fui convidado a colaborar com este espaço informativo que aproveito para saudar. Hoje vivemos dias fulcrais para a sociedade portuguesa, dias em que o futuro de todos nós é jogado de forma decisiva em todos os campos da vivência social.
A escolha que nos vai ser colocada em Junho é simples. Do lado do PSD apenas encontramos o populismo e a defesa do fim do estado social, num modelo de sociedade liberal e onde os valores da solidariedade e fraternidade não tem qualquer sentido. Dessa forma urge lutar pela manutenção do estado social e solidário.
O Serviço Nacional de Saúde é uma das maiores conquistas no pós 25 de Abril. Temos de lutar contra um modelo “privado”, onde teremos um serviço de saúde público apenas para “pobrezinhos” e os restantes são colocados em sistemas de seguros. Esse modelo é profundamente injusto e retira verbas ao serviço de saúde pública, seguindo o modelo anglo-saxónico onde é gasto mais dinheiro em saúde e a mesma tem menos qualidade. Basta olhar para o que se passa na sociedade americana para compreendermos quanto injusto é este modelo.
Outro vector chave é a Escola Pública. Uma escola para todos e inclusiva. Uma escola que seja o caminho para combater desigualdades e não para as aumentar. Uma escola de todos e para todos. O modelo de privatização do ensino, através de propostas como o “cheque ensino”, apenas levam à descapitalização da Escola Pública, o maior legado histórico que nos fica dos tempos da 1º República.
O último pilar que está em discussão é o da Segurança Social. Devemos combater toda e qualquer iniciativa que vise a privatização do actual modelo de Segurança Social, um sistema justo e tendencialmente solidário. A colocação das pessoas com rendimentos superiores noutras formas de protecção social leva à descapitalização do sistema público, sendo o primeiro passo para a sua privatização. A actual crise demonstra que nem para essas pessoas de mais elevados rendimentos isso é positivo, bastando para isso seguir o que foi a evolução dos mercados de capitais e dos Fundos de Pensões.
E é por tudo isto que nós somos chamados a defender o estado social no próximo dia 5 de Junho.

Hugo Costa
Presidente da Distrital de Santarém da JS




Sem comentários: