.

.

.

.

terça-feira, 19 de abril de 2011

CARTAXO RECEBE 23.ª FESTA DO VINHO

* Certame é espaço privilegiado de afirmação e promoção do vinho e de apresentação da gastronomia e da cultura ribatejana
* “Licenciamento Industrial das Adegas” é o tema do seminário que se realiza no dia 29 de Abril
* Associação de Municípios Portugueses do Vinho comemora 4.º aniversário no dia 30 de Abril
De 28 de Abril a 1 de Maio, o vinho volta a ser motivo de festa na cidade do Cartaxo. A Festa do Vinho está de volta, proporcionando um conjunto diversificado de actividades que pretendem, acima de tudo, valorizar e promover a cultura do concelho e a qualidade dos vinhos que são produzidos na região e no país.
O Pavilhão Municipal de Exposições constitui a montra das casas agrícolas e dos produtores de vinho, que ali espelham as potencialidades de um sector que, segundo o presidente do Município do Cartaxo e da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, Paulo Caldas, “está em crescente transformação, procurando na qualidade um factor diferenciador”.
Por um lado, o Programa da Festa pretende criar dinâmicas que estabeleçam ligações mais fortes entre os produtores e os apreciadores de vinho – com provas para o público em geral e específicas para restauração e novos consumidores -, e por outro, ser espaço de divulgação e promoção dos vinhos que, na região, têm vindo a ganhar espaço no cada vez mais exigente mercado nacional e internacional, assim como, assumir-se como espaço onde se afirma a identidade de um concelho – a de Capital do Vinho -, conciliando o carácter profissional do sector, com o ambiente mais tradicional e popular da Festa.
Seminário “Licenciamento Industrial das Adegas”
“Licenciamento Industrial das Adegas” é o tema que este ano será abordado no âmbito do seminário da Festa do Vinho, com lugar no dia 29 de Abril, a partir das 15h00, no Auditório Municipal da Quinta das Pratas, organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho.
Técnicos e especialistas vão dar a conhecer os procedimentos necessários para o licenciamento industrial para o sector de produção de vinho e respectivo enquadramento jurídico, seguindo-se um debate que será moderado por Pedro Gil, vereador da Câmara do Cartaxo e responsável pelo Projecto Cartaxo – Capital do Vinho.
Paulo Caldas, presidente do Município do Cartaxo, da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e da Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN); José Gaspar, presidente da CVR Tejo; José Arruda, Secretário-geral da AMPV; e Edite Azanha, vice-presidente do IVV, são algumas das individualidades que vão marcar presença neste seminário.
Para Paulo Caldas, “abordar e discutir temas tão actuais como o licenciamento industrial das adegas é muito importante, não só porque permite informar, esclarecer e discutir diferentes pontos de vista, como também é um claro contributo para – num momento de dificuldades económico-financeiras que condicionam a actividade dos produtores – estimular e incentivar o sector vitivinícola”.
Concursos e Provas de Vinhos
No dia 29 de Abril, no final do seminário, serão conhecidos e premiados os vinhos vencedores do XXVII Concurso de Vinhos do Concelho do Cartaxo e XII Concurso de Vinhos do Tejo “O Melhor Vinho na Produção”, organizados pelo Município do Cartaxo, em parceria com a AMPV, e realizados nos dias 13 e 14 de Abril.
Recorde-se que o Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo, organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, que antes se realizava em Alpiarça, passa também a integrar o programa da Festa do Vinho, decorrendo nos dias 28 e 29 de Abril, no Centro de Promoção Vitivinícola do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo.
As provas de vinhos voltam a integrar o programa da festa. No dia 29 de Abril, às 18h15, as provas serão dirigidas aos profissionais da Restauração e no dia seguinte, às 11h15, a novos consumidores.
A habitual prova conduzida de vinhos realiza-se no dia 1 de Maio, às 9h30 – no Pavilhão de Exposições -, e é dirigida por Teresa Gomes, Escanção e Formadora Profissional, que criou a Wine Solutions em 2004, com o objectivo de prestar serviços de Escanção, Formação e Consultoria a empresas do sector.
É também no decorrer da Festa do Vinho que a Associação de Municípios Portugueses do Vinho comemora o seu 4.º aniversário, no dia 30 de Abril, com uma cerimónia onde serão entregues os prémios Entidade e Personalidade do Vinho 2010.
Vertente tradicional da Festa afirma as raízes populares do concelho
Paralelamente às actividades de carácter mais técnico e profissional, é criada uma dinâmica mais popular e de reforço das tradições locais e regionais, onde se conjugam a gastronomia e um conjunto de actividades de animação, com destaque para a música popular, o folclore e a apresentação dos hábito rurais.
As crianças do 1.º ciclo do concelho são este ano as protagonistas do desfile “Da Vinha ao Vinho”, que irá percorrer as principais ruas da cidade do Cartaxo, retratando a actividade rural do concelho. No dia 1 de Maio, às 15h00, as crianças voltam a estar em destaque, no encontro de Grupos de Folclore Infantil, realizado no palco da zona das tasquinhas.
A Feira Rural, que excepcionalmente, vai realizar-se no dia 1 de Maio, integra também o programa da Festa do Vinho de 2011, assim como o 1.º Encontro Nacional de Vespas, que se realiza no dia 1 de Maio, a partir das 9h30, e que tem previsto um passeio pela região, almoço e visita à Festa do Vinho. O dia 1 de Maio recebe a já tradicional Corrida de Touros.









Sem comentários: