.

.

.

.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Portugueses acham má ideia deixar PS na Oposição

José Miguel Júdice reagiu hoje à sondagem do Diário Económico e TSF que dá o PS à frente do PSD.
O advogado José Miguel Júdice e ex-militante do PSD considera que há a convicção generalizada entre os portugueses de que, nesta crise que Portugal está a atravessar, deixar o PS na oposição não é boa ideia.
A aproximação entre PS e PSD nos estudos de opinião que avaliam as intenções de voto para as legislativas de 5 de Junho exprime, segundo o advogado, "provavelmente a convicção generalizada de que, nesta crise que Portugal está a atravessar, deixar o PS na oposição não é boa ideia".
Para José Miguel Júdice, esta tendência exprime também "a conhecida combatividade do engenheiro José Sócrates, que é um magnífico 'campainer', e uma certa incerteza, provavelmente injusta, quanto à experiência de Pedro Passos Coelho para enfrentar os desafios" que o país tem pela frente.
"Parece-me um resultado que demonstra alguma sanidade mental dos portugueses", acrescentou.
O ex-bastonário da Ordem dos Advogados defende a necessidade de haver um Governo de maioria absoluta, considerando que "pode facilmente ser feito entre PS e PSD", mas refere que "o grau de desafio que o país tem pela frente pode justificar a vantagem de ter um Governo muito mais amplo".
Governo de salvação nacional
Uma ideia que José Miguel Júdice diz defender já há 3 anos, adiantando que, caso não haja um Governo de maioria absoluta, a solução deve passar por "um Governo de inspiração presidencial" ou, numa terceira hipótese, "um Governo de salvação nacional".
Por isso, o advogado considera "claramente útil que o CDS integre um Governo" mas também "pessoas situadas à esquerda do PS, que possam trazer para esse Governo de salvação nacional uma preocupação social e com os sectores mais desfavorecidos".
Paralelamente, José Miguel Júdice defende que o Presidente da República devia ser mais activo, embora compreenda que Aníbal Cavaco Silva é "muito prudente e não vai fazer nada antes de ter resultados das eleições muito claros".
Posição activa que o ex-bastonário elogia em Mário Soares face às notícias que dão conta de que o ex-Presidente da República se encontrou com Pedro Passos Coelho na segunda-feira para trocarem impressões sobre a situação política e o pedido de ajuda externa.
"Saúdo de forma positiva que homens como o dr. Mário Soares, que têm uma enorme experiência política e um enorme espírito patriótico, possam estar activos na tentativa de encontrar soluções para os desafios que temos pela frente", concluiu.
«JE»

Sem comentários: