.

.

.

.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Espaço Comercial dos Patudos

Barragem dos Patudos
Assim deveria chamar-se o Complexo Turístico dos Patudos. Um Parque de Campismo Municipal praticamente entregue ao abandono mas agora sob a responsabilidade do ex encarregado-geral da Câmara que pouco ou nada deverá ter para fazer; um restaurante que dia após dia se vai deteriorando por falta de uso; um Estádio Municipal que praticamente não tem uso algum; uma loja (dos Patudos) que vende artesanato para pouca ou nenhuma clientela; um campo de ténis com pouco uso por falta de rentabilidade; trilho que foram feitos para ter algum uso pedonal mas que agora estão cheios de ratazanas e onde assusta andar pelos mesmos; um miradouro que qualquer dia nem se vê pela ervas que teimam em cercá-lo; uma barragem que outrora era o encanto dos alpiarcense por causa dos visitantes; uma Reserva que ainda há poucos anos tinha uma enorme afluência de visitantes como no seu interior não faltava animais que encantavam os mais pequenos.
Como o Complexo Desportivo dos Patudos não «ata nem desata» mas que reúne todas as condições e mais algumas porque não entregar a exploração do mesmo a uma entidade que saiba rentabilizar todas as capacidades turísticas e comerciais de forma a este espaço poder vir a ser aquilo que foi?
Razão tinha o Vereador Luís Garrotes quando defendeu que este espaço para ser rentabilizado deveria ser explorado por empresas da especialidade de forma a que os utilizadores usufruíssem-se da iniciativa privada já que a experiência demonstra que o município não é o mais indicado para gerir todo o espaço.
Assim continuamos a assistir à “derrocada” e destruição do Complexo Turístico dos Patudos sem ninguém ser capaz de tomar medidas que acabem com o estado deplorável em que se encontra todo o espaço de lazer e desportivo.
Talvez assim ficasse a ganhar a Câmara que passaria a ter mais receitas e Alpiarça um maior movimento que passava a ter um maior movimento comercial.



4 comentários:

Zé Municipe disse...

Centeio, permita-me só uma pequena achega a essa notícia que é com toda a certeza verídica. Pena que não refira que a retirada dos animais da Reserva foi obra do Executivo Socialista qu bos tornou responsáveis pela conservação do Cavalo do Sorraia, como se nós fossemos os culpados da extinção da raça e fez desaparecer todas ou quase todas as outras espécies existentes. o Executivo socialista mandou lá construir um Restaurante que está a ser explorado pela Fundação Relvas sem pagar qualquer renda. O mesmo Executivo entregou a uma senhora francesa através do Sr. Gardão a concessão do Parque de Campismo que o actual executivo "herdou" no estado mais deplorável que se possa imaginar.
Durante o Executivo Ps nunca foram criadas condições para que o Restaurante e Bar das piscinas funcionasse, colocaram na piscinas uma máquina de vender sandes, cafés, bebibas etc., como é possível alguém explorar um bar assim? Como é possível um comerciante pagar renda de um restaurante se quem explora o Restaurante da Reserva nada paga? Que tipo de concorrência é esta em Alpiarça? Desde quando estão em estado lastimável e invadidos por ervas e silvas os troços pedonais e todos os candeeiros partidos? Que divulgação foi feita dos campos de Ténis? Não foi de que Luis Garrotes ao tempo vereador PS tinha entregue a sua concessão a uma empresa de Almeirim?
Eu aceito e acho bem que a oposição critique e aperte com o "governo local" actual, não posso pactuar é com desleixos de toda ordem feitos em doze anos e agora quererem que homens sem dinheiro, sem máquinas, sem pessoal consigam fazer alguma coisa.
Por sinal já alguém reparou na desporporcionalidade existente entre funcionários administrativos e pessoal do exterior?
Agora são provavelmente meio por meio, no tempo em que o administrador deste jornal era funcionário, eram 20 administrativos, para 130 ou 140 do exterior. Algo mudou na administração da câmara que tem outras tarefas, nomeadamente com as escolas, mas o executivo PS, deixou sair pessoal do exterior e foi enfiando quem lhe convinha em "lugares chave" dentro da autarquia. Pior é que agora quando pedem a essa gente para fazer alguma coisa, escusam-se porque dizem que não sabem, nem se mostram interessados em aprender e então "andam para lá".
Comenta-se até que grande parte dso funcionários da câmara que foram para as Águas do Ribatejo estão a voltar à Câmara, são mais uns quantos para pôr na prateleira, porque a maioria são administrativos e não há trabalho dessa natureza que eles saibam fazer.
É um BICO DE OBRA demasiado complexo que Rosa do Céu e Vanda Nunes deixaram para quem veio a seguir. Continuo a pensar que foi uma sorte a Dr. Sónia ter perdido as eleições, porque tudo isto agora lhe estava a cair em cima.
E o pior está para vir, verão!!!

Anónimo disse...

Uma pequena achega ao zé munícipe:
então o anterior executivo não permitiu/criou condições para que o restaurante e bar das piscinas funcionasse?? pois não limitou-se a contrui-lo de raiz, coisa que os executivos cdu todas as campanhas lançavam a primeira pedra mas nunca dai passaram. É nisto que se vê a diferença entre fazer ou não obra que tenha tido inicio em anteriores mandatos, foi preciso o vermelho esbotar para rosa para que alpiarça finalmente tivesse umas piscinas (e não um tanque de água como até estava projectado).
que tipo de concorrência um restaurante pode fazer com uma máquina de venda automática??? isso é mesmo uma questão? desde logo pode servir refeições ;D
Se acha que o percurso pedonal criado em volta da barragem dos patudos está em condições, sugiro-lhe que o faça à noite, de preferência sem levar objectos de valor, e devidamente equipado de galochas e catana ;D
O dinheiro, homens, máquinas nunca existiram, nem agora nem anteriormente (leia-se em quantidades superiores) o que existia e deixou de existir é capacidade para resolver os problemas, transformando o que é um mero problema do dia a dia, em tempestades sem comandante capaz de segurar o leme, quanto mais de levar o navio a bom porto!
Acha que a desproporcionalidade só apareceu agora???? acha que o actual executivo tem demasiados administrativos? então porque continua a recrutar mais?
Não é BICO DE OBRA nenhum gerir uma camara municipal, é preciso é saber faze-lo.
Realmente foi uma sorte para muita gente a Dra. SS ter perdido a CMA, mas não foi para alpiarça, pois permitiu cobrar e fazer cumprir muito favor e empregar muita gente.
Foi realmente uma pena a Dra ter perdido a CMA, pois o que para o actual executivo são enormes tempestades sem resolução, para ela certamente não passariam de assuntos a resolver entre decisões e iniciativas acerca do que realmente importa para o concelho!
O pior está para vir, está certamente, é que ainda temos que aguentar isto mais 2 anos e meio!

Deixando a achega, acho que a melhor análise foi feita por um comentador que sinteticamente resumiu este executivo a uma ágora onde todos falam, tentando chegar a uma decisão, mas dai não saindo!

Meus senhores, deixem lá o discurso dos coitadinhos, bons rapazes, dividas, e façam uma autocritica construtiva e tentem fazer alguma coisa, mais não seja manter o que lhes foi deixado. para tal não precisam de muito, umas enchadas para raspar ervas e alcatrao para tapar buracos chegam!
PS. é triste ver o estado de degradação em que se encontra a GRANDE obra deste executivo, alguem que se lembre de limpar o parque do carril que pode haver algum camarada a querer vir discursar

Anónimo disse...

Penso que este post devia ser publicado ou ajeitado pelo dono deste jornal com o título "foi a Sorte Grande que saiu à Dr.ª Sónia ter perdido as eleições".

Creio que o senhor Centeio mais do que ninguém tem a percepção do estado lastimável em que deixaram Parque de Campismo, Reserva Zoológica (agora Reserva do Sorraia) e que ou despediram ou reformaram a maioria do pessoal exterior porque interessava a alguém as grandes empreitadas.

Quer aceitemos ou não as pequenas coisas, as mazelas, os buracos, os passeios partidos, os sinais mal colocados, ficou tudo por fazer.

Penso que seria interessante e o senhor tem jeito para isso entrevistar o senhor João Osório, parece que ele é o homem forte da câmara e está a tentar tapar muita coisa mal feita, mas não dispõe de meios...

Se o homem critica o pessoal que anda "encostado" o pessoal chama-lhe salazar, se o homem não diz nada as bocas são "a inércia é total".

Fala-se que tem de haver uma grande remodelação nos serviços porque não há pessoal no exterior.

Obrigado

Anónimo disse...

Por mais que argumentem o PS perde a razão e o comentador das 17:41 esqueceu-se propositadamente de algumas questões levantadas pelo Zé Municipe. Para quê gastar dezenas de milhares de euros num restaurante na Reserva se havia um nas Piscinas e outro no Parque de Campismo? Porque não conseguiram nunca os socialista arrendarem o Bar/Restaurante das piscinas (apenas durante curtos períodos)? Porque construíram os percursos pedonais se depois nunca mais os limparam nem fizeram a sua manutenção? Para quê os percursos pedonais junto à Vala? Para quê um Parque Subterrâneo que o PS nunca conseguiu pôr a funcionar? Para quê o tal Centro Escolar? (a própria deputada municipal Graciete de Brito disse não concordar com a sua construção).

Ninguém põe em causa algumas e boas obras feitas na administração PS, não podem é esconder que ultrapassaram em muito o limite do endividamento o que não permite aos actuais governantes locais lançarem grandes obras.

Se quer a minha opinião Alpiarça não precisa de mais obras faraónicas, do que Alpiarça precisa é de estimular os equipamentos que temos. O Ps enquanto oposição tem o direito e o dever de fazer o seu trabalho, deve sim senhor criticar o que acha que está mal. Também pode e deve contribuir com ideias, porque a actual situação financeira é toda da responsabilidade dos executivos PS isto está comprovado por documentação. Se os vermelhos não estão a fazer as coisas da melhor maneira? É natural que haja erros, terão de os corrigir! Se estão a recrutar mais administrativos? Não sei, ouvi dizer que são situações de pessoas que estavam lá contratados há anos. O que me parece é que não podem estar a ser acusados de recrutar pessoal "vermelho", acho que nem devem ir por aí. Pelo contrário os nomes que me têm falado até são pessoas bem próximas do PS. Se calhar se fosse o PS que lá estivesse fazia o que fez com muitos, deixou acabar os contratos e nada fez para manter os postos de trabalho. Mas acho que o Zé Municipe tem razão quando diz que a câmara está apinhada de administrativos.