.

.

.

.

domingo, 20 de março de 2011

João Silva e Anaís Moniz vencem Triatlo de Alpiarça

Alpiarça recebeu hoje a primeira prova de triatlo do ano. No sector feminino Anaís Moniz bateu Maria Areosa e Melanie Santos, enquanto que no sector masculino se assistiu a um grande duelo entre João Silva e Bruno Pais pela vitória. Duarte Marques completou o pódio.
Colectivamente a vitória coube aos "Águias" de Alpiarça nos masculinos e ao Alhandra Sporting Clube nos femininos.
Para além da 2ª etapa da Taça de Portugal (mas primeira de triatlo), associada à qual se disputou a primeira etapa dos Nacionais de Cadetes e Juniores, o programa deste Triatlo de Alpiarça "Tecnorém" compreendeu ainda uma Prova Lazer e uma etapa do Campeonato Nacional de Triatlo de Juvenis, estas últimas disputadas nas distância super-sprint.

Masculinos
No final dos 750 metros que compunham o segmento de natação eram João Serrano ("Os Águias" de Alpiarça) , João Silva (Sporting CP - St.Peters School) e João Curado (Sporting CP - St.Peters School) quem surgiam na liderança do numeroso pelotão. Atrás deles e a apenas 4 segundos, surgia Duarte Marques ("Os Águias" de Alpiarça). Mais atrás, um pequeno grupo incluia Pedro Laginha Palma (DUNIK.PT-Clube dos Galitos), João Pereira (Alhanda SC), Bruno Pais (SL Benfica), o russo Yulian Malyshev, o espanhol Samer Ali Saad e ainda, a fechar o grupo, Miguel Arraiolos ("Os Águias" de Alpiarça).

Logo que o segmento de ciclismo se iniciou Bruno Pais liderou a perseguição até ao trio da frente e logo se formou um númeroso grupo. Ao longo dos 20Km de ciclismo registaram-se sucessivos ataques, acabando, num deles, por se isolar João Silva e Hugo Ventura (DUNIK.PT-Clube dos Galitos). Este ataque, não sendo surpresa para Hugo Ventura é sem dúvida algo de novo para João Silva.

Apesar da fuga, e à chegada ao parque de transição (instalado junto à Barregem dos Patudos) a vantagem dos líderes sobre o pelotão era escassa: apenas 10 segundos. A liderar o pelotão perseguiro surgiam os triatletas olímpicos (em Pequim) Bruno Pais e Duarte Marques. Nesta fase, a competitividade era tal, que em apenas 30 segundos entraram na segunda transição 17 atletas.
Para o segmento de corrida final (5km) Bruno Pais saiu fortíssimo no encalço de João Silva, chegando mesmo a juntar-se a ele na frente da prova. A prova estava renhida e só mesmo nos 700 metros finais o jovem atleta do Sporting se conseguiu livrar do experiente Benfiquista e assim vencer o primeiro triatlo da época 2011. No terceiro lugar do pódio e a apenas 19 segundos do vencedor ficou Duarte Marques. Seguiam-se Pedro Laginha Palma, Miguel Arraiolos e João Pereira. O espanhol Samer foi o melhor estrangeiro, na 7 ª posição. Refira-se ainda o 9º lugar do russo Malyshev, atleta já medalhado em provas da Taça do Mundo de Triatlo.

Femininos
No sector feminino a competividade também foi tremenda. À saída da água Anaís Moniz (SL Benfica) e Maria Areosa (Garmin Olímpico de Oeiras) estavam separadas por apenas dois segundos. Menos de 30 segundos depois surgiam as perseguidoras Andreia Ferrum ("Os Águias" de Alpiarça) e Melanie Santos (Alhandra SC). Na quinta posição surgia a russa Arina Shulgina.

Anaís Moniz aproveitou o segmento de ciclismo para ganhar vantagem sobre todas as adversárias e praticamente sentenciar a prova. Neste segmento há ainda a registar os bons desempenhos das ainda júniores Melanie Santos e Sara Tenrinho (Alhandra SC), que lograram anular a vantagem que Maria Areosa tinha sobre elas.

Apesar da vantagem da benfiquista Moniz a decisão final só aconteceu durante o último segmento. Maria Areosa correu bem mas não o suficiente para alcançar Anaís Moniz. Com um excelente desempenho, Melanie Santos terminou a prova na terceira posição.

Colectivamente, e no sector masculino, os Águias de Alpiarça reforçaram a liderança que já possuiam na Taça de Portugal. Na segunda posição terminou o Sporting CP - St.Peters School e, na terceira, o DUNIK.PT-Clube dos Galitos.
No sector feminino a vitória coube ao Alhandra Sporting Clube, seguido do Garmin Olímpico de Oeiras e Sporting CP - St.Peters School.
http://www.ojogo.pt/Directo/NoticiaHora_triatloalpiarca_200311_348095.asp

2 comentários:

Anónimo disse...

- Parabens ao Aguias de Alpiarça pela Organização da Prova. Foi um grande trabalho que fizeram com tantas centenas de voluntarios. Uma coisa impar na historia desportiva de Alpiarça.
- Parabens à Camara Municipal e á Tecnorem por apoiarem a prova.
- Parabens aos Triatletas.
- Parabens a S. Pedro pelo tempo primaveril
- Parabens aos alpiarcenses e milhares de visitantes que acompanharam a prova.

Que para 2012 haja mais festa.

Anónimo disse...

Tb gostaria de expressar os meus parabens aos Aguias com uma capacidade de trabalho e motivação fora de série. Um espectaculo mesmo nunca visto em Alpiarça. Parabens.