Foi inaugurada pela Governadora Civil de Santarém, no dia 21 de Março de 2011, nos corredores do 1º andar desta entidade, a exposição itinerante “Ministros, do Reino à Administração Interna”.
A exposição estará patente até 21 de Abril, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30.
São apresentados retratos, biografias e respectiva cronologia dos Ministros, desde o 1º período da Monarquia Constitucional, de 1834 a 1910 – Ministros do Reino; 2º período relativo à 1ª República, de 1910 a 1974 - Ministros do Interior, que engloba a Ditadura Militar (1926 – 1933) e o Estado Novo (1933 – 1974). Por fim a exposição aborda um 3º período sobre a Democracia, de 1974 a 2009 – Ministros da Administração Interna.
Ao longo dos tempos, alguns nomes do distrito de Santarém, ao todo 8, tutelaram a pasta, cuja função é agora abordada nesta exposição, são eles: Sá da Bandeira; Passos Manuel; José Relvas; Adriano da Costa Macedo; José Pires Cardoso; Arnaldo Schultz; Magalhães Mota e Costa Braz.
Após a abertura da sessão pela Governadora Sónia Sanfona, o descendente de Manuel da Silva Passos – Passos Manuel, o Dr. Pedro Canavarro, historiou a vivência social e política do seu antepassado, que foi Governador Civil de Santarém em 1846 e Ministro do Reino.
Alunos da Escola Sá da Bandeira e Escola Dr. Ginestal Machado, ambas de Santarém, evocaram Sá da Bandeira e Passos Manuel, respectivamente, como Ministros do Reino e com ligações a Santarém.
Uma professora de Alpiarça abordou os trabalhos escolares que os alunos do concelho desenvolvem regularmente, sobre outro Ministro do Reino, José Relvas.
Por fim a cerimónia encerrou com uma palestra do investigador, o mestre Paulo Silveira e Sousa, sobre a história do percurso dos Ministros.
«GI/GCS»
Sem comentários:
Enviar um comentário