.

.

.

.

terça-feira, 15 de março de 2011

Comemorações do Dia Internacional da Mulher

Promovidas pela Câmara Municipal, Junta de Freguesia de Alpiarça, Comissão Unitária de Mulheres de Alpiarça e com a colaboração da Liga Portuguesa Contra o Cancro e do Agrupamento de Escolas de José Relvas, realizaram-se no dia 12 de Março em Alpiarça, as comemorações do Dia Internacional da Mulher.
O Dia Internacional da Mulher tem como objectivo chamar a atenção para o papel da mulher na sociedade, discutir e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher ao longo dos tempos.
Celebrado a 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher tem origem em manifestações femininas por melhores condições de trabalho e pelo direito de voto, no início do século XX, sendo esta data adoptada pelas Nações Unidas, em 1975, para evocar tanto as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres como as discriminações e as violências a que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo o mundo.
Estas comemorações iniciaram-se logo pela manhã do dia 12 e Março com a oferta de flores a todas as mulheres do concelho, por parte dos membros dos Executivos da Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Representantes da Assembleia Municipal e da Comissão Unitária das Mulheres da Alpiarça.
À tarde decorreu no Auditório da Câmara Municipal uma Sessão de Sensibilização subordinada ao tema “Não faça do medo e da ignorância os aliados do Cancro” pela Dra. Maria Luísa Afonso, da Direcção da Liga Portuguesa Contra o Cancro. De 4 de Abril a 3 de Maio, irá realizar-se um Rastreio do Cancro da Mama, nos Bombeiros Municipais de Alpiarça pela Unidade Móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
No Salão dos Bombeiros e da Música, à noite, os alunos do 10º A do Agrupamento de Escolas de José Relvas apresentaram “5 Mulheres, 5 Temas” no âmbito da disciplina de Filosofia e do Projecto a Ler+. Seguiu-se a peça de teatro “ELAS SOU EU” apresentada pela Companhia de Teatro Novo do Brasil.
No final foram oferecidos a todos os participantes e público presente, arroz doce, doces, chá e abafado de Alpiarça.
A Câmara Municipal de Alpiarça agradece a todas as entidades e participantes envolvidos, que engrandeceram estas comemorações.
«CMA»

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas esta peça é que foi coisa fina. Quem esteve presente pode assistir à liberdade de expressão no seu expoente máximo. Não faltou de nada no que à ordinarice diz respeito.

Parabéns, podem continuar, mas neste estilo façam-no nas 4 paredes do vosso quartel general. Não enganem os Alpiarcenses com convites para mais uma comemoração do dia da Mulher e depois acabamos por assistir a uma “peça de teatro” do mais ordinário que se pode pensar. Mais grave se torna quando se integra este “espectáculo” no mesmo momento em que alunos do 10º ano vão apresentar um trabalho de Escola. Foi digno de ver na mesma sala Filhos, Pais e Avós a apreciarem o estilo brega com que brindaram as Mulheres de Alpiarça.

Longe vão os tempos em que o dia da Mulher foi comemorado de forma condigna, sem necessidade de recorrer à ordinarice, sem causar constrangimentos e indignação. Pelo contrario, tempos houve em que se proporcionou momentos de descontracção e convívio agradável entre gerações e mais importante, com reconhecimento público a Mulheres de Alpiarça dos mais diversos sectores.

Enfim…temos o que escolhemos.