.

.

.

.

domingo, 13 de março de 2011

Entidade de Turismo apoia projecto avieiro

Foi durante a BTL, o maior evento de turismo em Portugal, que o Instituto Politécnico e a entidade regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo (T-LVT) assinaram um protocolo para o desenvolvimento de parcerias no âmbito do projecto de candidatura da cultura avieira a património nacional e da criação de um novo destino turístico ligado ao rio Tejo.
Jorge Justino, presidente do Instituto, e Joaquim Rosa do Céu, presidente da T-LVT, assinaram este protocolo que consagra o apoio e parceria na promoção dos destinos “avieiros” e “Rio Tejo” como parte integrante da região de turismo de Lisboa e Vale do Tejo.
Segundo referiu ao nosso jornal Jorge Justino, presidente do IPS, este acordo “era fundamental, uma vez que se pretende dar a possibilidade da entidade de turismo ir avaliando a evolução deste processo por dentro, podendo assim apoiar de forma mais próxima todo a área da promoção turística”. Jorge Justino referiu que este projecto “está em grande movimento” e que ainda esta semana o presidente do Instituto Politécnico, líder do consórcio promotor da cultura avieira, iria estar reunido com responsáveis do programa de financiamento InAlentejo para avaliar o enquadramento de outros projectos para financiamento comunitários.
Tratam-se, segundo Justino, de “projectos colaterais” de investigação científica, um deles ligado ao estudo das plantas fluviais com potenciais usos industriais em cosméticos, entre outros produtos. É um projecto da Escola Agrária onde funciona um mestrado na área de plantas medicinais e para fins industriais.
Em curso está também já a preparação do 2.º congresso avieiros que este ano deverá contar com a presença da ministra da Cultura. Ainda durante este ano deverá acontecer o festival internacional de vídeo designado “Povos&Rios” – Peopole&Rivers”, que vai decorrer em Santarém.
«O Ribatejo»
«Foto: O Ribatejo»

1 comentário:

Anónimo disse...

Curioso, o Dr. Rosa do Céu que durante anos não ligou patavina à causa dos Avieiros, mesmo quando instado a participar no projecto, venha agora assinar este protocolo de apoio e promoção turística dos mesmos.
Enfim, mudam-se os tempos...