.

.

.

.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Para que Alpiarça continue a ter a qualidade

Para que Alpiarça continue a ter a qualidade ambiental e condições de vida saudável que nos caracterizam, todos temos de conjugar esforços para resolver os problemas de gestão dos resíduos e terminar as lamentações de todos os dias: “O contentor do lixo está cheio” “O contentor do lixo cheira mal”.
Com pequenos gestos de utilização correcta dos contentores e de separação dos resíduos para reciclagem, podemos todos contribuir para um concelho mais limpa, livre de cheiros.
QUANDO UTILIZA O CONTENTOR DO LIXO condicione os resíduos num saco, evitando a perda de líquidos e a sua acumulação no contentor.
Deposite sempre o saco dentro do contentor. Feche a tampa do contentor, evitando a saída de eventuais cheiros desagradáveis, bem como a entrada de animais.
COLOQUE OS RESÍDUOS RECICLÁVEIS NO ECOPONTO
Não se esqueça de espalmar as embalagens vazias para que ocupem menos espaço, podendo os contentores levar mais lixo ; esvaziar bem as embalagens, para evitar maus cheiros.
Não colocar embalagens de diferentes materiais umas dentro das outras ou dentro de sacos atados (excepção feita aos sacos e filmes de plástico); as pilhas não devem ser colocadas no lixo mas sim no pilhão.

2 comentários:

Anónimo disse...

Isto que aqui é dito seria naturalmente o ideal.
Mas quando é que as pessoas vão entender estes preceitos, se a própria câmara permite que alguém já aqui por várias vezes referenciado, há anos que se dedica a remexer o interior dos contentores com toda a sorte de ferramentas rebentando os sacos de plástico e dexando ali um cheiro nauseabundo?
Com certeza que a câmara tem de meter mão nisto, até por uma questão de saúde pública.

Um leitor

Anónimo disse...

Mas aos anos que vejo por aqui referência a essa pessoa a quem chamaram de "lixeiro-mor" e ninguém da Cãmara fez nada para acabar com essa prática?
Isto parece mesmo já ultrapassar os limites da tolerância e do bom senso.
É que lendo esta chamada de atenção do post, o que esse fulano tem vindo a fazer, é a negação pura e simples do que deve ser feito e, como diz o comentador,constitui sem sombra de dúvida, um perigo para a saúde pública.
É pois natural e legítimo que as entidades competentes ponham cobro a isto o mais breve possível. E agora com a chegada do calor mais perigoso se torna para os usuários destes contentores e mesmo para quem tem de passar junto aos mesmos.
As leis e normas são obviamente para serem cumpridas por todos.
Quando alguém não entende isso, há que explicar-lhe de forma adequada e convincente.
Tanto mais neste caso de atentado á saúde de todos nós.

José Carlos