.

.

.

.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Há 45 escolas básicas em risco de fechar no distrito

No próximo ano lectivo, o Ministério da Educação pode vir a encerrar 45 escolas básicas em 14 concelhos do distrito, na sua esmagadora maioria situadas em aldeias e lugares de freguesias rurais.
Com um total de oito escolas, Ourém é o concelho com mais encerramentos, mas seguem-se logo Tomar e Santarém, com sete estabelecimentos cada, segundo uma lista publicada pelo “Correio da Manhã”, referente a escolas com menos de 21 alunos, o número definido pelo governo para mandar fechar portas no âmbito da reorganização da rede escolar do 1º ciclo.
“Caso isso venha a acontecer, a população vai protestar”, disse ao nosso jornal Joaquim Saramago, presidente da Junta de Freguesia de Achete, Santarém.
Em Achete, já fecharam três escolas – Nabais, Fonte da Pedra e Achete – e está agora previsto o encerramento de mais uma, desta feita na sede de freguesia.
“Já vários pais vieram ter comigo a dizer que estão dispostos a fazer tudo para impedir o encerramento da escola”, acrescentou Joaquim Saramago, sublinhando que esta decisão “não se justifica”.
“Apesar de termos 17 alunos, não podemos mandá-los para a escola de Advagar, onde funcionam duas salas de aula e não há capacidade para os receber. Ficaria com crianças a mais”, explica o autarca local.
“Esta é a escola mais nova da freguesia, tem todas as condições, ar condicionado, cantina e está próxima do jardim-de-infância. Além disso, não há alternativas”, frisou Joaquim Saramago, explicando que a construção do centro escolar de Achete é obra para ainda demorar vários anos.
Apesar do investimento já ter sido anunciado pela Câmara de Santarém, este equipamento – composto por quatro salas de aula, pré-primária, refeitório e sala polivalente – ainda nem sequer tem o terreno comprado.
Oficialmente, a Câmara de Santarém não recebeu quaisquer informações acerca do encerramento de estabelecimentos de ensino no concelho, nem da parte do ministério nem da DRE-LVT.
No concelho, podem encerrar também as escolas de Gançaria, Almoster nº1, Azóia de Baixo, Vaqueiros, Sobral e Pombalinho.
Segundo a listagem publicada pelo “Correio da Manhã”, encerram ainda quatro escolas básicas no concelho de Abrantes, e três nos municípios de Mação, Rio Maior e Torres Novas.
Seguem-se Alcanena, Ferreira do Zêzere e Coruche, com dois estabelecimentos, e Almeirim, Alpiarça, Chamusca e Constância, com apenas uma escola.
«O Ribatejo»

Sem comentários: