.

.

.

.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Encontro FLE: Avaliação, como medir o valor acrescentado de escolas e professores

Qual o real papel de uma escola na aprendizagem dos seus alunos? Será que as melhores escolas são mesmo aquelas que os meios de comunicação colocam no topo dos rankings anuais que elaboram a partir dos resultados dos exames anuais dos respectivos alunos? Ou será que os resultados desses alunos são sobretudo ditados por factores exógenos à escola?
Os estudos indicam que o professor é, singularmente tomado, o factor que mais influencia a aprendizagem de um aluno. Mas será assim para todos os professores? Não serão uns professores melhores que outros? Será possível medir o impacto de um professor num aluno?
Estas questões, que estão na primeira linha da investigação em avaliação a partir de resultados académicos, são o ponto de partida para mais um Encontro sobre Reformas Educativas de Sucesso do Fórum para a Liberdade de Educação.
Com a participação especial do Professor Eric Hanushek, um dos mais reconhecidos investigadores mundiais nesta área, e os comentários de Carlos Pinto Ferreira, Director do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação, e Paulo Trigo Pereira, Professor do Instituto Superior de Economia e Gestão e ex-Coordenador da Comissão Científica do Observatório das Políticas Locais da Educação (OPLE), estão garantidos os pressupostos para um debate de qualidade sobre um em que mais se aposta quando se fala na melhoria dos sistemas de ensino um pouco por todo o mundo
Por: Ramiro Marques




Sem comentários: