.

.

.

.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

QUERCUS E ÁGUAS DO RIBATEJO ASSINAM PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO NA ÁREA DA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL

Na próxima quarta-feira, 22 de Dezembro, às 12h30, após a abertura oficial da unidade de atendimento da ÁGUAS DO RIBATEJO em Salvaterra de Magos, a QUERCUS e a ÁGUAS DO RIBATEJO assinam um protocolo de cooperação com a presença da senhora Governadora Civil de Santarém, Dra. Sónia Sanfona e dos sete presidentes de Municípios que integram a ÁGUAS DO RIBATEJO.



ÁGUAS DO RIBATEJO adere ao Programa Ecocasa e incentiva Escolas Amigas do Ambiente

A empresa ÁGUAS DO RIBATEJO e a QUERCUS assinam na quarta-feira, 22 de Dezembro, às 12h30, um protocolo de cooperação na área da sensibilização ambiental. A assinatura terá lugar após a abertura oficial da unidade de atendimento da ÁGUAS DO RIBATEJO, instalada no edifício sede da empresa, às 12h00. A cerimónia conta com a presença da Governadora Civil do Distrito de Santarém, Dra. Sónia Sanfona e de um conjunto de entidades da região.

A organização Não Governamental e a empresa intermunicipal comprometem-se a fomentar o uso racional da água como bem “finito e essencial para a vida”.

O protocolo será assinado pelo Professor Francisco Ferreira , Engª Ana Rita Antunes e Engª Sara Ramos, pela Quercus e pelo presidente do Conselho de Administração da ÁGUAS DO RIBATEJO, José Gameiro de Sousa Gomes e pelos vogais Dr. António José Ganhão e Dr. Dionísio Simão Mendes, em representação da empresa.

Deixamos aqui um breve enquadramento do protocolo que será assinado na quarta-feira.

A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza como Organização Não Governamental de Ambiente procura desenvolver trabalho quer científico na área da sensibilização para a educação, quer de acompanhamento das políticas de ambiente, com o objectivo de dar um contributo na procura de soluções para uma sociedade com melhor qualidade de vida e menor utilização de recursos.

Neste contexto, é objectivo da Quercus e da ÁGUAS DO RIBATEJO desenvolverem um projecto que consubstancie três vertentes consideradas prioritárias dentro da gestão do consumo de água para consumo:

• Aprofundar os conhecimentos sobre o perfil do consumo da água, com ênfase particular mas não exclusivo no sector doméstico, na procura de uma melhor gestão deste recurso natural;

• Aplicação de um novo paradigma em termos de educação e formação ambiental, direccionado para a sensibilização directa de decisores locais e da população em geral, privilegiando a informação e formação através de um contacto personalizado e/ou recorrendo a novas tecnologias;

• Estabelecimento de parcerias entre organizações não governamentais, a administração pública, empresas e outras instituições particulares específicas como Fundações para que haja um trabalho conjunto na resolução dos problemas ambientais.

O Projecto EcoCasa é assim uma oportunidade de envolvimento dos consumidores de água da região num projecto cujo objectivo é fomentar a montante a mudança de comportamentos e uma correcta gestão da água e energia a nível doméstico e nas escolas.

Este projecto privilegia as escolas, mas é aberto às comunidades, procurando envolver conjuntos de cidadãos, autarcas e outros agentes da vida pública.

Estão previstas acções de sensibilização sobre uso racional da água nas escolas e junto do público; o estudo de consumos de água nas escolas e a implementação de medidas para os reduzir; a promoção de concursos para elaboração de estudos e trabalho sobre a água; a apresentação de uma rubrica diária nas rádios locais da responsabilidade da QUERCUS e onde se promove os bons hábitos de consumo de água e as boas práticas ambientais; a disponibilização de uma simulador de consumos de água no sítio www.aguasdoribatejo.com por parte da QUERCUS e a produção de campanhas de sensibilização junto dos utentes dos sistemas de águas e saneamento da ÁGUAS DO RIBATEJO, entre outras iniciativas.



Sem comentários: