.

.

.

.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Capoulas Santos defendeu urgência de compromisso para o combate às alterações climáticas


Reunido na Cidade do México aquando da XI Reunião Interparlamentar Mista UE-México, que decorreu na Cidade do México, paralelamente a Conferência de Cancun, Capoulas Santos defendeu a “urgência em assumir um compromisso global no combate às alterações climáticas, que se traduza na adopção de medidas que permitam cumprir, sem qualquer margem de flexibilidade, o objectivo da limitação do aumento da temperatura global.”.
Capoulas Santos foi orador no painel sobre a COP-16 da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, em que participou ainda o Embaixador Juan Manuel Gómez Robledo Verduzco, Secretário de Estado do México para os Assuntos Multilaterais e Direitos Humanos. A mesa de negociações da COP-16 a decorrer em Cancún, também no México, reafirmou o compromisso de limitação de emissões de gases de efeito de estufa de modo a atingir o objectivo de que o aumento da temperatura global não ultrapasse os dois graus centígrados até 2050.
O Eurodeputado português afirmou ainda que “face às incertezas científicas, devemos colocar-nos nesta matéria no pior cenário, para evitar consequências que serão, aqui sim com toda a certeza, catastróficas para o mundo tal como o conhecemos hoje. Se se confirmar um aumento de temperatura superior, o nivel das águas do mar em consequência do degelo poderá subir ente 9 e 88 cm submergindo zonas onde hoje vivem milhões de pessoas”, reiterando assim a urgência de um compromisso a ser assumido globalmente pelos principais países poluidores para o combate às alterações climáticas.
De: Capoulas Santos
Eurodeputado do PS e colaborador deste jornal

Sem comentários: