.

.

.

.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

SÓNIA SANFONA NÃO GOSTA DE “REPLICAGENS”


Sónia Sanfona, Vereadora
do PS
A Vereadora Regina Ferreira (PS) questionou o presidente da Câmara pela “ estranheza” de quase em simultâneo aparecerem “fotografias dos eventos quer no site da Câmara quer noutros blogues. O presidente explicou-lhe então que nada de estranho existe porque “muitas vezes estão presente nas iniciativas da Câmara pessoas que tiram fotografias e que lhes dão posteriormente o destino que entendem, ou acontece ainda que as pessoas vão buscar as fotos ao site da Câmara e as utilizam nas suas páginas de internet” para também reconhecer que se trata de “contribuições importantes e suplementares para a divulgação da actividade da Câmara, razão de ser da sua publicação nos espaços online do Município”.
Um argumento sólido de Mário Pereira porquanto a transparência é muito bonita e até nem “acarreta especiais problemas” salvo quando uma ou outra noticia não lhe agrade.
Sónia Sanfona aproveitou a “deixa” da colega de bancada para lembrar que esta “liberdade de expressão” está ao “abrigo dos direito de autor” como ainda lembrou que as fotos publicadas nos sites e blogues “não podem ser replicadas sem autorização” coisa que desconhecíamos. Julgávamos que afinal a “coisa pública” neste caso as fotos, podiam ser noticiadas publica e gratuitamente já que a Câmara é uma “coisa pública”.
No entendimento da advogada que não gosta de exercer a profissão porque gosta é de politica se fosse presidente da autarquia teríamos que pedir autorização à edilidade sempre que quiséssemos publicar uma foto de um acontecimento público.
Estávamos bonitos e lá se ia o direito de informação se a Câmara entendesse começar a cobrar-nos os “Direitos de Autor”.
E nós a pensarmos que era apenas a CDU que não era apologista da liberdade de expressão e que até gostaria de nos impor a “Lei da Rolha”
Ficamos então a saber que esta “alergia” também existe noutros partidos e se Sónia Sanfona fosse a edil do burgo teríamos que andar sempre a pedir autorização para que não replicássemos o que não é permitido.
Se Mário Pereira nos apoquenta de vez em quando por noticias que não são de seu agrado estávamos “tramados” com Sónia Sanfona que nem fotografias nos deixava publicar.
Mal por mal então que possamos ficar como estamos porque assim sempre há a liberdade de publicarmos fotos que conseguimos obter no site da autarquia e sem termos que pagar “direitos de autor” caso contrário não haveria “boneco” para ninguém.
E são estes políticos defensores da transparência.
Uma Ova!

5 comentários:

Anónimo disse...

Sr. comentador, por favor não passe um atestado de estupidez a todos os que acompanham minimamente a política local.
O que menos estará em causa são os direitos (legítimos) à propriedade das fotografias.
Penso que o que a mensagem passou é que o PCP/CDU confunde câmara, partido, blogs amigos.
Ou seja, o que for da órbita do PCP/CDU serve para arremesso contra a oposição.
A sua confusão é que a coisa "pública" não serve para tudo.
Um meio de transporte da câmara não serve para manifestações partidárias, assim como uma foto camarária não pode servir de arremesso contra a oposição.
É essa a sua confusão!
Confundir bens públicos com clientelas partidárias.
Os bens públicos devem estar ao serviço de TODA a população e não servir partidos, sejam eles quais forem.
Basta o dinheiro que o erário público disponibiliza para a manutenção dos partidos e que é retirado ao bem estar das populações.

Anónimo disse...

É o que dá reproduzir partes de textos ou de intervenções e tirá-las do contexto, mas já cá faltava uma alfinetada na Sónia para equilibrar a desgraça que tem sido a prestação deste executivo!!!
Quem quis perceber percebeu que aquilo que o presidente disse foi que nada obsta a que várias pessoas estejam nos eventos e tirem as fotos que entenderem, mas o que não disse foi que uma boa parte das fotos que apareceram no site da câmara estavam publicadas antes no blog da CDU e foram tiradas por pessoas do partido e depois colocadas no site da câmara. A questão foi um bocado ao contrário, mas agora desculpam-se com esta! Já agora, podiam esclarecer quantas vezes a Sónia fez pressão junto do administrador do blog para publicar ou retirar notícias? Só para ficarmos a saber!!!

Anónimo disse...

é tudo a mesma treta

Anónimo disse...

devem pensar que a Sonia é muito diferente do Marito.

Anónimo disse...

Coitadito do Marito que se faz tão ingénuo! . A promiscuidade entre o partido e o executivo da autarquia é tal, que não há desculpa que não seja esfarrapada, como esta das fotografias. Sónia Sanfona sabe o que diz e porque o diz. Mas alguém a viu a controlar as centenas de fotos suas que foram colocadas em blogues e sites enquanto esteve no GCivil? Ou a mandar retirar comentários, com ameaças, como já fez o ingénuo Marito? Neste momento,muitos alpiarcenses devem maldizer o momento em que lhe deram um voto de confiança. E mais arrependidos ficarão quando o concelho começar a afundar ali para o lado de Almeirim...