.

.

.

.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

ONDE ERRAMOS COM OS JOVENS

A atuação da GNR em Alpiarça no caso desses jovens (pseudo-delinqüentes) obriga-me e fazer uma análise superficial da sociedade em que vivemos.
Até inicio da década de oitenta, esses meninos de 15 e até mais idade, não tinham entrada na roda de pessoas mais velhas, tidas como mais sabias, e coerentes. Atualmente, temos o inverso. São esses jovens que presumem ter o estatuto de mais íntegros, inteligentes, com toda a tecnologia dominada na ponta do dedo, que não abrem a sua roda de amigos a pessoas mais velhas. No seio da Família existem os mesmos conflitos. Os jovens isolam-se muito dos seus progenitores. Todo o tipo de aparelhos eletro-eletrónicos no quarto, atiram os jovens para guetos auto consentidos. Mas por outro lado, também os pais entendem que quando os filhos estão no quarto, vendo TV, jogando , ou conversando através do PC, os deixam mais sossegados e livres de toda maldade que se encontra no mundo exterior.
Sabemos que hoje os jovens são bem mais ativos, agressivos e com personalidade bem mais vincada. Por vezes ultrapassam esses sentimentos, sem respeitar o seu semelhante.
Não são só os fatores acima , que provocaram mudanças radicais no comportamento dos jovens: conflitos sociais, (especialmente o radicalismo),desemprego, álcool, drogas, etc.
Voltando ao relacionamento dos jovens com a sociedade. Temos hoje leis que protegem os jovens, ou seja, a infância e a juventude. Talvez seja exagero certos contornos da lei. Foi aprovado há pouco uma lei aqui no Brasil, que um pai nem uma simples estalada pode dar no filho. Claro que reprovo que um pai agrida um filho. Há outras formas de educar. A tal estalada pode ser apenas para o acordar para o respeito.
Mas existem outras formas de se fazer respeitar: sendo pai por inteiro, camarada, companheiro, saber compreender as suas dificuldades. Criei um filho, hoje homem, e pai, e não me lembro de lhe ter batido, e ele tem todas as qualidade humanas.
O grande problema do relacionamento dos jovens com a sociedade são os vícios modernos: DROGAS. Em estado de abstinência fazem tudo com ou sem consciência. Maltratam matam, pessoas anônimas, vizinhos,amigos, irmãos, PAIS. Só para sustentar o terrível vicio.
No entanto, sabemos bem que a GNR, ou qualquer mortal, não pode fazer justiça pelas próprias mãos. ..... Por isso apenas, a minha reprovação pelo ato em si. Justiça, só mesmo a Justiça a pode fazer.
Por: Gabriel Tapadas Marques
(Brasil)

Sem comentários: