.

.

.

.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Mais um dia de trabalho gratuito na recuperação da Aldeia dos Pescadores


 Mais um dia de trabalho gratuito na recuperação da Aldeia dos Pescadores Avieiros do Patacão – Alpiarça.
A organização AIDIA (Associação para o Desenvolvimento Integrado de Alpiarça) parceira de outras entidades ligadas ao projecto avieiro, levou a efeito hoje, dia 25 de Fevereiro de 2012, com a colaboração de associados, gente anónima e autarquia, mais uma jornada de limpeza e corte de salgueiros bem como o estudo de viabilidade das casas a recuperar.
Ao almoço foi servido a todos os presentes uma bela sopa de pedra , frango de churrasco e acompanhamento, gentilmente oferecido pelo restaurante “O Forno” de Almeirim, regado com um bom vinho tinto proveniente da adega da AGROALPIARÇA - Produção Agrícola de Responsabilidade Limitada, pertencente à Câmara Municipal de Alpiarça.
A recuperação da primeira casa, ainda de acordo com os responsáveis, terá início dentro em breve, já que o Mestre carpinteiro António Alfaiate se predispôs generosamente a fazer esse trabalho. É só uma questão de conseguir os materiais necessários que boas vontades não faltam - concluíram.
Estiveram presentes, para além de velhos pescadores avieiros ( ex-moradores do aldeamento) representantes dos Arquitectos sem Fronteiras e repórteres da agência Lusa que divulgarão, pelo seu interesse público, o evento.
Passaram por ali também responsáveis do clube desportivo “Águias” e “Filarmónica Alpiarcense” bem como o grupo que participava no Workshop de fotografia que aconteceu hoje na “Música”. Todos foram unanimes ao afirmar que o aldeamento levou uma grande “volta” depois de tantos anos de abandono, enquanto faziam uns “shots” para a posteridade.
De salientar ainda o facto, de modelos fotográficos profissionais aproveitarem o ensejo para algumas sessões de trabalho nas barracas prontas para o restauro. Alguns olhares mais atrevidos não resistiam à tentação de uma espreitadela aos holofotes das beldades. Dizia um velho pescador: “ Olha se eu tivesse, há quarenta anos atrás, a patroa à minha espera à janela naquele propósito…Era o bonito era, ahahah!...”

Repórter Y

4 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que temos alguma coisa a mexer na nossa terra.Para além da campanha de limpeza de todo o Concelho a que temos assistido ultimamente.
É de boa educação não dizer só mal de tudo. Quando se justifica temos de dar o braço a torcer, como é evidente.
Parabéns a quem ainda tem coragem para fazer alguma coisa de útil.
Tenho dito.
Leitor atento

Anónimo disse...

Parece que nunca tanto se falou do Patacão. Ele é rádio, ele é jornais locais, regionais e nacionais, ele é revistas... Bom, a verdade é que o nome de Alpiarça está a ser divulgado por bons motivos e isso é que é importante.
Há que reconhecer o trabalho daqueles que de modo sensato e sem querer dar nas vistas ou receber louros, têm feito um trabalho excelente quer na recuperação do nosso património quer na divulgação e promoção do Concelho de Apiarça.
Que continuem pois é isso que Alpiarça precisa.

J. Cláudio

Anónimo disse...

só é pena que os voluntários que lá andam todos os meses, não tenham um apoio claro e incondicional por parte das entidades oficiais

Anónimo disse...

Muita gente diria logo que em vez de andarem a recuperar coisas das quais já ninguém se serve melhor seria cuidarem das estradas e passeios onde andamos todos os dias...que às vezes são autênticas ratoeiras para a segurança de pessoas e bens.
É que estas coisas trazem sempre a tese e a antítese.
O melhor mesmo era poder-se fazer tudo isto ao mesmo tempo. Assim já não haveria reclamações. Tudo estaria a contento de todos e, os políticos dormiriam mais descansados.
Assim vamos vivendo com aquilo que temos e por vezes até com aquilo que não temos.