.

.

.

.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

MORREU O DISSIDENTE CUBANO WILMAR VILLAR, APÓS SER PRESO NUMA MANIFESTAÇÃO CONTRA O REGIME

Villar (foto) foi detido a 14 de novembro quando participava, na localidade de Contramaestre, numa manifestação contra o regime, organizada pelo grupo União Patriótica de Cuba, criado em meados de 2011 e liderado pelo ex-preso político José Daniel Ferrer.
Segundo Elizardo Sánches, o porta-voz da Comissão Cubana dos Direitos Humanos e Reconciliação Nacional, o dissidente foi submetido a um “juízo sumário por delitos de desacato e atentado à autoridade”, tendo sido condenado a quatro anos de prisão.
 Wilmar Villar foi colocado em isolamento na prisão de Aguadores, onde iniciou uma greve de fome em protesto pela sua detenção. Dia 14 de janeiro foi hospitalizado, no Hospital Cirúrgico de Santiago de Cuba, com uma infecção generalizada.
“Ele foi transferido para o hospital depois de 50 dias de greve de fome”, revelou Elizardo Sánches, que acrescentou que o dissidente “passou vários dias em estado crítico numa sala de cuidados intensivos”.
Para Elizardo Sánches, “o governo de Cuba tem toda a responsabilidade moral, política e jurídica pela morte inevitável de Wilmar Villar, uma vez que este se encontrava sob custódia do Estado”.
Fonte: http://www.gentedagente.net
Enviado por um leitor
Os nossos agradecimentos

4 comentários:

Anónimo disse...

Wilmar Villar Mendoza tinha 31 anos, duas filhas, e havia sido condenado a quatro anos de prisão em 24 de novembro de 2011, depois de ter sido preso em uma manifestação pacífica contra o regime de Raúl Castro. Inconformado, ele começou uma greve de fome no dia seguinte à sua sentença. Na prisão de Aguadores, conhecida pela superpopulação carcerária, recusou-se a usar o uniforme de prisioneiro comum, sendo colocado numa solitária, sem roupas e sem água. Ele estava hospitalizado em Santiago de Cuba.

O governo cubano não reconhece o estatuto de preso político, considerando os opositores como "mercenários" que operam contra o regime em nome dos Estados Unidos.

Anónimo disse...

Obviamente que sobre a "LIBERDADE" de Cuba ninguém comenta!
O povo cubano como qualquer outro povo não escolheu viver sob uma ditadura comunista, que lhe é na verdade imposta. Ou seja, é um acinte alguem escrever que Cuba optou por ser "'livre" afinal que liberdade existe numa ditadura comunista onde trabalhadores são obrigados a se sujeitar ao que o estado lhe deseja pagar e nisso acabam explorados. Que liberdade existe num lugar onde se opor ao governo ditaorial é punido co prisão, tortura e assassinatos? Comunismo é mesmo uma doença.

Anónimo disse...

Não me vou pronunciar sobre o regime Cubano porque só tenho conhecimento por interposta pessoa (que a ser verdade não é desejável).
Mas pergunto qual a diferença entre o que o anónimo 13:00 escreve sobre o regime Cubano e o que vivemos em Portugal?
A única diferença é que vamos falando, mas quando ao que nos impôem é exactamente igual e por este caminho estaremos bem semelhantes aos Cubanos.

Anónimo disse...

Caro comentador das 13.00 , deixe-me que lhe pergunte ; e eu , que culpa tenho eu viver num país democrata que apenas tem tido maus governantes e que nos levou á quase banca routa ?? Será que o facto de eu poder dizer mal dos governantes e poder ir para a rua me manisfestar , vai voltar a dar trabalho aos mais de 770 mil desempregados existentes no nosso país pelas politicas erradas ?será que o facto de eu poder dizer o que me apetece dizer , me enche a barriga? Falou do pagamento aos trabalhadores Cubanos , e em portugal ?? säo todos ricos é ? os patröes pagam o preco justo por aquilo que produzimos ? ao lonngo de mais de 25 anos de trabalho , a diferenca entre o que ganhava antes e o que ganho agora näo chega a 200 euros , ao passo que os funcionarios publicos eram quase todos os anos aumentados, tinham direito a todos os subsidios , a fazer pontes , etc .. e agora por causa da situacäo de quase falencia do estado , tenho que me privar de gozar os feriados ? porque näo säo só os funcionaros publicos a terem essas regalias tiradas ?? sim porque eles sempre as tiveram . e como este exemplo há muito mais !! por isso , em cuba existem muitos problemas , mas aqui em portugal tambem os há , por isso antes de atacar Cuba ou outro qualquer país , veja primeiro o que tem há sua potra . Tenho dito!!