.

.

.

.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ALPIARÇA ESTÁ A SAQUE!

Conforme temos vindo a afirmar, Alpiarça está aos poucos, a perder a sua identidade. A sua tranquilidade. A pacatez de uma Vila Ribatejana onde todos se conheciam virou a pandemónio, insegurança, desconfiança e até medo. Não exageramos se dissermos que Alpiarça, berço de gente destemida, neste momento, é uma terra de gente amedrontada! Que tranca as portas a sete chaves. Que não abre janelas como dantes para arejar a casa. Que fica nervosa quando um cão ladra ou soa um qualquer barulho no seu portão ou de um vizinho. Enfim, tudo isto, segundo dizem, se deve a alterações de ordem social na vida alpiarcense, sobre as quais ninguém ousa falar. Quando se fazem reuniões para tantas coisas, ninguém parece ter coragem de abordar a realidade. Nem sequer os políticos que fazem parte da nossa administração pública, parecem estar dispostos a fazê-lo.
Há uns tempos atrás, “Jornal Alpiarcense” referia o fenómeno das migrações no nosso Concelho e o facto da maioria da população local, estar preocupada com toda esta gente (centenas?) que não se sabe do que vivem. Que não se sabe de onde vêm, nem tão pouco o que fazem em Alpiarça.
Uma onda imparável de assaltos tem assolado esta terra onde deixou de haver sossego para os pacatos moradores de toda uma vida.
Desaparecem viaturas de todo o tipo; bicicletas; recheio de casa: mobília, electrodomésticos; roupa; ouro; dinheiro…de tudo um pouco. Até as janelas em alumínio das próprias casa levam.
Nestes últimos dias, foi furtada uma viatura da firma Ramiro& Ramiro junto ao largo da Alpiagra; um café (junto à igreja ) foi assaltado; casas de habitação violadas e roubadas etc.
Vejamos o que aconteceu numa casa de habitação (Casalinho) na rua que vai da Mepral à estrada perto do cemitério:
Enquanto os proprietários (jovem casal) se deslocaram para fazer compras por volta das 21H, os meliantes partiram os vidros duplos de uma das janelas e penetraram na casa tendo revolvido até os colchões das camas. Quando os jovens chegaram a casa, tinham tudo em reboliço, segundo contam e, 2 computadores portáteis com importante material de estudo, tinham desaparecido bem como todo o ouro do casal.
Um vizinho que entretanto se apercebeu do acto, quando os larápios já estavam de saída, conseguiu registar a matrícula da viatura em que se faziam transportar.
O caso foi imediatamente denunciado à GNR que identificou a viatura como sendo de um grupo destes migrantes que se encontram a viver em Alpiarça.
Quando os proprietários pediram à GNR para revistar a casa dos presumíveis autores do assalto, que o produto do roubo: computadores, ouro etc. estaria possivelmente ainda em sua posse, a GNR informou o jovem casal de que, só com mandato judicial poderia fazer essa busca.
Enfim, é aquilo que temos.
E assim vai Portugal. Até quando?
Por: M.C

NR: Jornal Alpiarcense contactou o Comando Territorial da GNR a fim de nos prestar o devido esclarecimento. Logo recebido será  publicado

6 comentários:

Anónimo disse...

Realmente, por muito que me custe acreditar, esta é a realidade nua e crua da nossa terra.
Como é que vamos resolver esta situação?
Esta é a resposta que a maioria da população alpiarcense quer.
É caso mesmo para dizer: "Quem nos acode?"

Um alpiarcense

Anónimo disse...

Como é que vamos resolver isto?
Tem de ser "à cachaporra"(!) como nos velhos tempos e, elimina-se logo de vez a origem dos problemas.
Por outra via mais diplomática,segue-se o conselho do presidente francês Sarcozy e vamos meter esta gente à porta dos políticos que defendem quem nos rouba! Que defendem quem rouba o produto do nosso suor.
Só nos faltava mais esta...

Um alpiarcense

Anónimo disse...

http://sulfuric-acid.blogspot.com/2006/02/gnr-toda-verdade-01.html

Anónimo disse...

Já foi ventilado aqui muitas vezes que, Alpiarça está a receber estranhamente "hóspedes" que ninguém conhece.
Foram convidadas as autoridades administrativas a fazer a apresentação desses convidados à população.
Até à data ainda ninguém se disponibilizou para o fazer.
De quando em vez alguém aparece aqui a dar lições e justificações não oficiais de humanidade, tolerância etc.
Consta que o padre Diamantino, homem de bom coração, terá pago a renda de alguns destes hóspedes que estariam na eminência de ser despejados por falta de pagamento de rendas das casas onde vivem. Mas este homem de Deus poderá fazer isto por mais quanto tempo?
Um dia quando os defensores desta migração desenfreada de gente que nada faz de produtivo, ficarem com a casa vazia, estamos cá para dar uma boa gargalhada e ver então a reacção destes "humanistas".

Almeirante

Anónimo disse...

Obrigado M.C ( repórter Y?) por ter estado mais uma vez à frente com a notícia local.
À frente mesmo dos profissionais da informação.
Uma notícia que ainda vai dar muito que falar.
Parabéns ao autor e ao administrador e redactor do Jornal Alpiarcense.

M.Ramos

Anónimo disse...

Ainda bem que há quem não tenha medo.Quem denuncie e defenda os mais fracos.
Bem hajam
Maria do Céu