.

.

.

.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Região vitivinícola do Tejo prevê duplicar exportações em 2011

A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) prevê "mais do que duplicar" as exportações este ano, para seis milhões de litros, devido à celebração de dois contratos de fornecimento de vinhos na Suécia.
Em comunicado, a CVR Tejo adianta que um dos contratos foi fechado pela Adega Cooperativa de Almeirim (1,5 milhões de litros de vinho branco) e o outro pela Quinta da Alorna (500 mil litros de vinho rosé), "o que é desde já uma garantia de que a Suécia será o principal mercado internacional deste ano" para os vinhos do Tejo.
"Com estes fornecimentos para a Suécia, se este ano mantivermos o desempenho na exportação ao nível de 2010 nos restantes países temos como praticamente garantida a duplicação das vendas nos mercados internacionais", refere o presidente daquela comissão vitícola, José Pinto Gaspar.
Neste sentido, a entidade diz ter traçado uma estratégia de exportação "em consonância com a estratégia comercial dos produtores da região", no âmbito da qual serão mantidas "as apostas nos mercados brasileiro, angolano, chinês e russo".
Já na Europa, além da Suécia, a CVR Tejo diz pretender também "potenciar as vendas na Suíça, Bélgica e Holanda".
Relativamente ao desempenho das exportações em 2010, os 2,9 milhões de litros de vinhos do Tejo vendidos ao exterior representam um aumento de 15% face a 2009, o que corresponde a mais de 3,8 milhões de garrafas vendidas.
Segundo José Pinto Gaspar, só nas exportações para países terceiros (extra União Europeia) o aumento foi de 37%, o que equivale a 1,7 milhões de litros de vinho vendidos.
"Os vinhos do Tejo registaram aumentos notáveis nas vendas para Angola, China e Brasil, o que coincide, aliás, com os mercados que elegemos como estratégicos em 2010 e onde apostamos na realização de acções de promoção", referiu.
Tal como em 2009, o mercado angolano liderou as compras de vinhos do Tejo, ao importar 975 mil litros de vinho desta região (mais 26%), estando também "em crescendo" as vendas para a China, que em 2010 aumentou em 86,9% o número de litros adquiridos (335 mil).
Já o Brasil, com 154 mil litros de vinho importados, foi, entre os principais mercados consumidores de vinhos do Tejo, o que mais cresceu (183%) nas vendas face a 2009.
Entre os países terceiros, a CVR Tejo destaca ainda em 2010 a entrada dos vinhos regionais no mercado russo, numa aposta "a renovar" em 2011.
Segundo a CVR Tejo, os vinhos da região estão presentes em cerca de 40 mercados internacionais, para os quais são exportados cerca de 34% dos vinhos produzidos na região.
«LUSA»

Sem comentários: