.

.

.

.

quinta-feira, 12 de março de 2015

Uma reunião de câmara para esquecer

Francisco Cunha, avançou com uma ideia, para resolver a trapalhada das atas

Por. X. Frade

"...Foi simplesmente lamentável o que se passou aqui mais uma vez nesta casa. Os cortes levados a cabo pela tesoura da censura, também me entristecem, 40 anos depois da censura implantada pelo Estado Novo, tão criticada por quem está hoje no poder autárquico de Alpiarça..."

Esta reunião de 09/03/2015 é de facto, em minha opinião, mais uma reunião de câmara para esquecer. Nós vimos com os nossos próprios olhos, apesar dos cortes introduzidos na gravação, como começaram as confusões. Quem começou lamentável e impacientemente a desordem! Quem contribui, normalmente, para o arrastar das reuniões por horas infindáveis. Temos felizmente vista e compreensão para tirarmos as nossas próprias conclusões.
Como disse há dias nestas páginas um colaborador deste jornal, esta funcionária não tem, nem pouco mais ou menos, condições para secretariar as reuniões da Câmara Municipal de Alpiarça.
Ainda bem que Francisco Cunha, avançou com uma ideia, para resolver a trapalhada das atas. Assim haja alguém para as redigir, já que para as respetivas correções, poderemos sempre contar com uma mãozinha dos eleitos.


 Já alguém aqui havia dito que esta mistura de atas para aprovação de 2014 e 2015 ainda ia dar confusão grossa. E deu, de facto.

Foi simplesmente lamentável o que se passou aqui mais uma vez nesta casa. Os cortes levados a cabo pela tesoura da censura, também me entristecem, 40 anos depois da censura implantada pelo Estado Novo, tão criticada por quem está hoje no poder autárquico de Alpiarça.
Também estou de acordo que estes factos omitidos em nada teriam favorecido o nome de Alpiarça. 

Contudo, o que aconteceu não pode deixar de ser um motivo de preocupação para qualquer cidadão que ama a liberdade e que durante décadas, lutou abnegadamente por ela.

Fica aqui o meu apelo aos eleitos, principalmente ao senhor presidente da câmara, para que mantenham a decência e o decoro de gente civilizada que discute, em pleno século XXI, assuntos que dizem respeito ao Povo de Alpiarça.
Estas cenas não podem repetir-se mais, sob pena de quem nos representa na autarquia, fazer transparecer para o mundo, uma imagem de Alpiarça que não corresponde, minimamente à verdade.
O Povo de Alpiarça é ordeiro, cumpridor, hospitaleiro e nada tem a ver com comportamentos deste jaez.
Noticia relacionada:
"VIDEO DA REUNIÃO DA CÂMARA REALIZADA NO DIA 09 DE...": 



8 comentários:

Anónimo disse...

Esta "bordoada" do senhor Frade nos nossos autarcas faz todo o sentido. É realmente uma vergonha o que se tem passado nas reuniões de câmara. Às vezes assisto a vídeos das reuniões em que eu próprio me sinto constrangido com o desempenho de algumas pessoas que estão a ser pagas com o dinheiro dos nossos impostos. Será que elas não sentem isso?
Iria até um pouco mais longe que o autor do texto. Não será altura de repensar a divulgação das reuniões publicamente através do youtube?
Com esta postura acho que é uma publicidade feita na Internet, com efeitos nefastos para Alpiarça.
Alpiarça, até pelo seu passado histórico, não merece uma sorte destas.
Tenho dito.

Anónimo disse...

Caros leitores.

Apesar de se notar claramente que há um corte, quando o Sr. Presidente da Câmara manda interromper a reunião, eu acho perfeitamente aceitável, em nome da ética, da moral e dos bons costumes, que não seja tornado público a parte do vídeo, em que supostamente a funcionária gritou com o vereador.

Estar a alimentar uma polémica entre duas pessoas (Cristina e F. Cunha) que pelo menos até aqui eram amigas, é estar a apagar a fogueira com gasolina, numa altura em que todos os dias são publicadas notícias de violência, mortes, homicídios e suicídios, às vezes por razões fúteis que não valem nem um pau de fósforo.

De alguns vídeos de reuniões de câmara que tive a pachorra de ver, há várias coisas que transparecem, mas principalmente duas: fala-se de mais e não há Bom Senso.

Anónimo disse...

O comentário das 15:15 diz mais nas entrelinhas do que o texto aparenta.
Os cidadãos merecem saber a verdade sobre o que se passa nas reuniões da câmara, seja ela qual for e doa a quem doer.
Se com as reuniões gravadas as actas causam celeuma imagine-se o que seria apenas com a gravação aúdio.
Acho que este comentário não é inocente e ninguém se pode admirar que a maioria um dia destes não arranje uma qualquer justificação para esconder ao povo o que se passa.
Dizia Lenine que só a verdade é rvolucionária, mas parece que os seus seguidores não concordam com ele.

Anónimo disse...

Esta é uma reunião com três gatos-pingados, e peço desculpa pela expressão comparativa. O que iríamos então assistir se fosse filmada e publicada a Assembleia Municipal de Alpiarça com toda aquela gente em cena, conforme chegou a ser equacionado?
E não se pense que a culpa destes desaguisados é apenas de A ou B que está na oposição. A culpa é afinal de todos e, se formos aprofundar mais as causas, encontraremos aqui grande responsabilidade da parte de quem conduz as reuniões e os destinos da autarquia. A menos que a oposição estivesse ali apenas a fazer parte decorativa da cena, enquanto Mário Pereira dava as suas lições de moral e bons costumes de acordo com os cânones comunistas.
Como diz o António Centeio, com alguma propriedade, fala-se de mais e o bom senso escasseia. Mas, esta questão do bom senso é complicada e levar-nos-ia a outras reflexões que não caberiam neste comentário.
Cumprimentos

X.F

Anónimo disse...

O aldrabão que mente com todos os dentes que tem? postiços ou seus, com que então a censura foi implantada pelo Estado Novo á 40 anos. O Estado Novo foi em 1926 , mas valerá a pena ligar a tanta aldrabice, tão aldrabão é o chefe como os seus seguidores, é preciso ter paciencia de CORNO.

Anónimo disse...

O sr. comentador das 17:48 deve ter algum problema de apêndices para vir fazer um comentário nos termos que o fez.
Se o problema de interpretação da língua portuguesa para si é um mistério pelo menos a boa educação, a sã convivência e o respeito por todas as opiniões devia ser assegurada.
"Aldrabices" é gente com neurónios defeituosos vir emitir opiniões que não são fundamentadas em nada.
O autor do texto não se referiu à data de implantação da censura nem ao tempo que ela existiu, mas simplesmente que 40 anos depois do fim da mesma(1974) ela continuava a ser praticada.
Pode no entanto continuar com a sua dôr ...

Anónimo disse...

O comentarista das 17:48 é useiro e vezeiro nestes disparates despropositados e pouco inteligentes, de intervir para não estar calado ou escrever sem conhecimento de causa. É daqueles que, pelos vistos, fala primeiro e pensa depois. Ou então, não pensa em nada e fala do que não sabe. Com pessoas deste cariz, por muito que nos custe dizer, mal andará a nossa terra.

Anónimo disse...

Isto agora vai durar quanto? As Atas estão gravadas e em qualquer altura podem ser transcritas para o papel.