.

.

.

.

sábado, 14 de março de 2015

Economia portuguesa no top das que menos crescem

A perspetiva pouco animadora surge num documento do FMI que analisa os custos e benefícios da moeda única, elaborado por Michael Emerson, investigador do Centre for Europuean Policy Studies, de Bruxelas, Jean Pisiani-Ferry (ex-presidente do think tank Bruegel e atual membro do executivo francês).
Entre as 20 economias com crescimento mais lento do mundo, no período compreendido entre 1999 e 2019, há sete que pertencem à zona euro. Uma destas é a economia portuguesa, que surge num preocupante quinto lugar, segundo o documento ‘One Market, One Money’, de que dá conta o Expresso.
Estas duas décadas compreendem a chegada da moeda única mas também estimativas do ano passado, que já têm em mente os próximos anos.
E embora o crescimento não seja a única bitola sob a qual se possa analisar o desenvolvimento de uma economia, a verdade é que o lugar português neste top liderado pelo Zimbabué (com uma percentagem de 0,33%) não deixa de ser preocupante. A economia portuguesa é a segunda mais lenta da zona euro, com 0,9% – pior só a Itália (0,46%).
Saliente-se ainda que a Alemanha surge no 11º deste top de crescimento lento (1,33%), tal como a Grécia (1,36%).
Segundo o Expresso, o cenário agrava-se mais quando se compara a primeira década de vida do euro (1999-2009) com o período compreendido entre 2010 e 2019. É que neste segundo bloco temporal verificamos que são já quatro as economias da zona euro no top 10 e oito nas 20 piores. Sinal de que a segunda década pós-nascimento do euro é ainda mais lenta do que a primeira para os países da moeda única.
«NM»

Sem comentários: