.

.

.

.

sexta-feira, 20 de março de 2015

ÁGUAS DO RIBATEJO E ALFA LAVAL TESTAM SISTEMA INOVADOR NA ETAR DE ALMEIRIM/ALPIARÇA


A ÁGUAS DO RIBATEJO e a empresa ALFA LAVAL estão a testar um sistema terciário piloto de remoção de sólidos na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) Almeirim/Alpiarça, uma estação com lagoas gigantes a céu aberto instalada numa área de 18 hectares, junto à Reserva do Paul da Gouxa, em Alpiarça.
O sistema Iso-Disc foi  instalado na quinta-feira em parceria com o representante do equipamento.
A Alfa Laval é uma conceituada multinacional de origem Sueca que é líder em soluções de transporte de fluídos.
Estima-se que o equipamento remova sólidos suspensos totais presentes no efluente final em 30 a 50 %. O atual sistema, de reduzidas dimensões, trata apenas cerca de 5 % do caudal rejeitado em meio hídrico.
O ensaio do sistema Isso-Disc termina no próximo dia 27 de Março e não representa qualquer encargo para a ÁGUAS DO RIBATEJO que acolheu a experiência no âmbito da sua responsabilidade ambiental e no apoio a projetos e soluções inovadoras.
Recorde-se que em Salvaterra de Magos também decorreu uma experiência semelhante com a tecnologia de Geo Tube que permite a remoção de lamas em lagoas de forma segura e sem interrupção de tratamento, ficando as lamas com mais de 20% de matéria seca. A experiência decorreu  em parceria com a empresa representante da solução, a Ambitrevo.




Sem comentários: