.

.

.

.

quinta-feira, 12 de março de 2015

QUE TEM ALPIARÇA PARA DAR AOS SEUS FILHOS MAIS JOVENS?

Alpiarça: uma terra cada vez mais empobrecida

teares da Fábrica Simões & C.ª Lda.
Hoje andei no "sotão" a vasculhar  papeis velhos e acabei por encontrar um "Registo  da Industria e Comércio de Alpiarça" editado em finais de 1970 por uma editora algures sediada em Coimbra.
Diz e descrimina o mesmo as várias actividades que existiam em Alpiarça. O suficiente para ficar a saber que Alpiarça até 1974 tinha um grande movimento quer industrial quer comercial.
Lembro-me em parte do que existia como me lembro de  na antiga "Fábrica de Passas" do falecido agricultor António Duarte, existir uma grande fábrica de Texteis, a "Simões & C.ª Lda" que os trabalhadores, depois do 25 de Abril de 1974, entenderam expulsar os proprietários para ficarem eles a tomar conta da fábrica.

QUE TEM ALPIARÇA PARA DAR AOS SEUS FILHOS MAIS JOVENS?

Hoje e tendo em atenção os registos descriminados concluo que Alpiarça está empobrecida e num completo abandono industrial e comercial.

Alpiarça, HOJE, não tem NADA de NADA

Todo o pouco que tinha não conseguiu perdurar nem a esquerda tão laboriosa nos interesses locais conseguiu fazer algo para  manter o muito que tínhamos, antes pelo contrário.
Curiosamente, todas as outras terras governadas pelas mais variadas forças politicas – até  pela denominada  DIREITA – evoluíram, cresceram e modificaram-se.
Que mal fez Alpiarça para não passar disto?
V.R.V.

3 comentários:

Anónimo disse...

Tem sim Sra., oferece a possibilidade aos jovens de aparecerem numa foto atrás do Presidente, e ver a mesma publicada no faicebook
Além disso ainda oferece várias sessões teatrais a cada 15 dias, somente verificáveis ao vivo, pois aí, aqueles que se assumem como defensores da liberdade, corta e montam a história a seu belo prazer, como se nada mais existisse além dos próprios, suas belas orações, e penteados.
Ainda dizem que alpiarça nada tem para oferecer....

Anónimo disse...

A questão não é o que tem Alpiarça para dar aos seus filhos mais jovens, mas sim o que tem o País para dar aos seus filhos mais jovens. Então os milhares de jovens que foram forçados a emigrar são todos de Alpiarça? É claro que não. E o problema quer queiram quer não, tem a ver com políticas levadas a cabo pelos governos que nestes ultimos anos nos conduziram a uma situação desastrosa, que aumentou o desemprego, com maior incidência nos jovens. Esta é que é a verdade. Como quer que haja emprego para os jovens quando é o próprio governo a destruir as empresas. Ou não será isto verdade? É claro que, por arrasto, os Alpiarcences, os Almeirinenses, os Chamusquenses e os scalabitanos, só para citar os nossos vizinhos, também sofrem na pele os efeitos dessas políticas nefastas

Anónimo disse...

Sr, comentarista das 17,09:
Concordo que a situação a nível nacional é muito má, mas em Alpiarça é bem pior.E se é bem pior a culpa não será totalmente do governo.
Segundo vi num artigo no Voz de Alpiarça deste fim de semana, Portugal tem a mais baixa taxa de natalidade da Europa apenas com 7,9 nascimentos por 1000 habitantes, mas em Alpiarça a situação é bem mais dramática com 0,96 nascimentos por 1000 habitantes, e pelo que o artigo reflete a CMA não estará muito interessada em inverter a situação local.
Ora o que se passa com a natalidade será proporcionamente resultante da situação de estagnação local da economia que certamente também será bem mais dramática localmente que a nível nacional.