.

.

.

.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Os “Comendadores” do burgo

Por: Comendador da Ribeira de Vidais
Seguindo o raciocínio para com a atribuição das próximas medalhas a alguns ilustres e tendo em atenção que basta ter alguns anos de trabalho em Alpiarça, mesmo que nada tenha dado ao Concelho ou contribuído com algo que beneficiasse a população, é de crer e propor que a próxima comissão honorifica mande consagrar nos futuros estatutos a atribuição honorifica de “Comendador” de forma a condecorar futuramente todos aqueles que de uma ou outra forma  contribuíram para o engrandecimento da CDU/PCP nomeadamente aqueles que nunca  deixam as estruturas da sede do partido como estão presentes em todas as reuniões de Câmara e sessões a Assembleia Municipal.
Pouco importa aqueles que fizeram ou deixaram algo de importante para o concelho e, para os alpiarcenses, nomeadamente o ex-presidente Armindo Pinhão ou o maior benemérito que deixou toda a sua fortuna aos mais desfavorecidos do concelho mesmo que alguns dos proponentes entenda que já "passaram muitos camaradas pelo poder autárquico mas nenhum quis atribuir uma medalha a José Relvas" como se os erros ou lacunas dos outros tenham que se perpectuar de forma a esconder as trapalhices que são as condecorações,  das quais, cujas atribuições tem critérios mais que “egnimáticos” porque nunca sabemos quais os preceitos que levam a atribuir medalhas a pessoas que pouco ou nada fizeram por Alpiarça e muito menos deram o quer que fosse aos alpiarcenses.


Se o objectivo é a  “permanência” então que num futuro próximo os militantes do PCP: Saúl Piscalho ou Victor Mourato, entre outros, sejam condecorados com o título de “Comendador” pela dedicação e exclusividade ao partido e a tudo o que tem feito pelo município.
Ou há critérios justos ou não há!

E porque alguns futuristas tem medo (se tem medo!...) que os “saudosistas” – do TPA – possam vir a ganhar as próximas eleições autárquicas e venham a colocar  o nome de Salazar nalguma rua de Alpiarça o melhor a fazer é começar já a colocar outros nomes, tais como: Cunhal e  Octávio Augusto porque sem a estratégia deste último talvez Mário Pereira continuasse a ser um silencioso vereador na oposição ou um pacato professor de história já que  no ensinamento da verdade  nem sempre consegue  conjugar  as atribuições que a CDU/PCP teima em fazer e levar por diante.

5 comentários:

Anónimo disse...

Se o empresário Garrido fosse apenas empresário, e tendo em atenção o que a CDU de Alpiarça já lhe fez como a Câmara lhe deixou de encomendar trabalho, recusaria a atribuição da medalha, mas como também teima em ser politico é natural que faça questão de receber a dita medalha porque assim estão feitas as pazes politicas
e quem sabe se a troco da medalha Garrido não começa a fazer trabalhos para a Câmara

Anónimo disse...

o que é isto da Ribeira de Vidais?

Jornal Alpiarcense disse...

A “Ribeira de Vidais” é a actual “Rua Pedro Almendro” também conhecida como a “Ribeira”. Em tempos era chamada de “Ribeira de Vidais” e nela viviam os “Sanfonas” os “do Céu” e os “Teixeiras” todos filhos de imigrantes vindos da zona de Miranda do Corvo (proximidades de Coimbra). Vinham viver para Alpiarça porque aqui havia sempre muito trabalho e a fama da “abundância de trabalho e de comer” nas bandas alpiarcenses chegaram com rapidez a Miranda fazendo com que muitos ( os sanfonas, os teixeiras…e outros) escolhessem Alpiarça para viver.
Hoje, a maioria da juventude desconhecem o que é ou onde se situa a antiga Ribeira de Vidais” muito menos sabem onde é a “Travessa da Vila Pouca”.
Razões mais que suficientes para que a Câmara edite um livro onde dê a conhecer estas curiosidades.

Anónimo disse...

Apenas mais uma das muitas manifestações de revolta do povo (cada vez mais consciente) contra a promiscuidade e clientelismo do PCP de Alpiarça á custa da conveniente estagnação e retrocesso social e económico locais, como terreno fértil à captação de descontentes ingénuos para a sua causa perdida a partir de 2017.

Anónimo disse...

Não é a difamar os eleitos da maioria com mentiras que vocês conseguem enganar o povo de Alpiarça...Há 40 anos que vocês tem a mesma cassete e não tem conseguido enganar este povo, agora a cassete prolonga-se no vosso dizer para 2017. Quando alguém aqui escreve verdades tentam rebaixá-o o mais possivel mas não mostram nada de novo. Vamos então esperar.