.

.

.

.

quarta-feira, 18 de março de 2015

HÁ UM SÍTIO EM PORTUGAL ONDE OS RAIOS UV SÃO QUASE PERFEITOS

Investigadores de uma Universidade alemã analisaram a luz solar em Santiago do Cacém e revelaram os benefícios de apanhar sol nesta zona do país.


A luz solar em Santiago do Cacém tem um nível quase perfeito de raios ultravioleta (UV), que estimulam a produção de vitamina D pelo corpo humano, o que ajuda a manter o organismo equilibrado e a combater diversas doenças, revelaram esta quarta-feira investigadores de uma universidade alemã.
As conclusões apresentadas em Santiago do Cacém, em Setúbal, dizem respeito a uma investigação da Universidade de Wuppertal, na Alemanha, no âmbito da qual foram realizadas diversas medições e análises, no último trimestre do ano passado, em dois pontos do concelho.
O estudo da luz neste local foi feito por comparação a medições efetuadas, no mesmo período, em Jammertal, na Alemanha, que revelou uma maior intensidade luminosa no concelho do litoral alentejano, fator que contribui "largamente" para reduzir a incidência de depressões associadas ao inverno, afirmou Jarek Krajewski, um dos responsáveis da investigação, cita a TVI.
Os investigadores da universidade alemã verificaram também neste localidade há mais luz azul, relacionada com a estabilização do ritmo circadiano, que regula as atividades biológicas diárias, e com uma melhor qualidade do sono.
De acordo com Sebastian Schnieder, outro dos investigadores, o estudo permite afirmar que a luz solar deste concelho alentejano tem "efeitos benéficos para a saúde".
Segundo os responsáveis pelo estudo, o concelho de Santiago do Cacém foi escolhido com base em fontes científicas que indicavam a existência de uma "luz especial" no local.
«Sapo»

Sem comentários: