.

.

.

.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Hoje é 11 de Março um dia que fez história em 1975

Hoje é 11 de Março um dia que fez história em 1975

A 30 de Setembro de 1974, António de Spínola demitiu-se do cargo de Presidente da República .
A 9 de Março de 1975, Spínola foi informado por oficiais amigos da operação matança da páscoa, um plano do Partido Comunista Português e os militares mais radicais do COPCON e da 5ª Divisão, apoiados pela União Soviética, para realizar uma campanha de assassinatos políticos, onde Spínola e seus apoiantes constavam como alvos, como parte de um golpe de estado para tomar o país .
A 10 de Março de 1975, Spínola partiu de Massamá, disfarçado com barbas postiças, na companhia da mulher, a caminho da Base Aérea de Tancos, comandada pelo coronel Rafael Durão .
No dia 11 de Março de 1975 deu-se o golpe .
9h, a força que iria desencadear o golpe estava pronta na pista de Tancos .
11h45, dois aviões T6 e quatro helicópteros oriundos ao comando de Spínola sobrevoaram e atacaram com rajadas de metralhadora o quartel do RAL, perto do aeroporto de Lisboa .
14h00: o golpe é dado como perdido .
14h45: a emissora nacional transmite o primeiro comunicado do gabinete do Primeiro-Ministro: "a aliança entre o Povo e as Forças Armadas demonstrará, agora como sempre, que a revolução é irreversível."
17h, Spínola escapa-se de helicóptero para Talavera de La Reina, em Espanha . O falhanço do golpe deixa o caminho aberto à ala radical do Movimento das Forças Armadas, tanto militar como político.
19h, A agência France Presse envia um telegrama a anunciar que Spínola, acompanhado da mulher e de 15 oficiais, chega à base aérea de Talavera La Real, em Badajoz .
A 12 de Março de 1975, tem início uma vaga de ocupações de empresas e propriedades .
No dia 15 de Março de 1975, Spínola exilou-se no Brasil .
De: J.J.C.

Sem comentários: