.

.

.

.

sábado, 10 de janeiro de 2015

Leitor "indignado" por causa do comunicado emitido pela Câmara Municipal de Alpiarça

Por: F. Mariano
Acabei de ler o comunicado emitido pela Câmara Municipal de Alpiarça aqui publicado, e fiquei parvo! É que há coisas que indignam e revoltam, até os santos!

Diz a câmara no seu comunicado, a propósito de algum atraso na recolha do lixo, que poderá acontecer em algumas zonas de Alpiarça:
" A Câmara Municipal apela a todos os munícipes para a sua melhor compreensão e que acondicionem bem os seus resíduos, colocando-os para remoção apenas quando os contentores forem recolhidos."
É evidente que a maioria dos munícipes tem esse cuidado, há muitos anos. Faz parte até dos seus hábitos de cidadania. Acondicionar os seus resíduos, tais como restos de comida, vísceras de peixe etc. em sacos de plástico colocados com cuidado dentro dos contentores. Mas para quê todo este trabalho, se horas depois um particular que há anos conduz uma camioneta, se encosta aos contentores e munido de máscara e uma forquilha revira tudo o que estiver lá dentro (à forquilhada!) em busca de algo de seu interesse?
O Jornal Alpiarcense, há anos que esmiuçou este caso até à exaustão. Ninguém ligou patavina! Agora vêm dizer que os munícipes devem ter compreensão e acondicionar bem os seus resíduos? Estamos no inverno, com temperaturas baixas, vá que não vá. E quando chegar o verão, como será? Todos sabemos, por experiência, que durante o verão os contentores exalam um cheiro pestilento agravado pelas forquilhadas contra os resíduos no interior dos contentores!
O que é que os responsáveis da câmara fizeram para resolver esta situação, da qual têm conhecimento e que é observada pela maioria da população que discorda desta prática? Nada! Como é evidente. Apesar de terem, administrativamente, todas as condições para o fazer.
Agora vêm pedir à população a melhor compreensão e não esquecer de acondicionar bem os resíduos... "colocando-os para remoção apenas quando os contentores forem recolhidos."
Esta recomendação especial será por causa do homem da camioneta?
É preciso ter lata!...

Noticia relacionada:
"CONSTRANGIMENTOS NA RECOLHA DE LIXO": 

3 comentários:

Anónimo disse...

Quem não se lembra das vezes sem conta e durante alguns anos, em que o assunto do "Lixeiro- Mor" foi trazido à baila por vários leitores indignados do JA? Falava-se exactamente do problema dos cheiros vindos dos contentores e de quem contribuía com a sua acção para agravar a situação...
Realmente, ninguém da autarquia ligou nenhuma aos clamores de alguns munícipes. Hoje é a própria câmara a pedir aos seus concidadãos para que acondicionem bem os lixos por causa dos cheiros...acautelando a saúde pública, já que a recolha pode demorar devido a avaria no camião.
O melhor procedimento então é os munícipes, ao longo do ano, esperarem pelo carro do lixo, para terem a garantia de que o seu lixo não é retirado dos contentores e não acarretará qualquer problema para a saúde dos demais cidadãos.
Em minha opinião, isto não é ter lata, é ter descaramento!

Anónimo disse...

Também não consigo encaixar (e poderá alguém dizer com toda razão que o lixo não nos faz falta) como é que a câmara municipal permite ao longo de anos e de forma continuada, que alguém que não é do seu pessoal, mexa nos contentores municipais ao ponto de criar os problemas que são facilmente percebidos pelo cidadão comum. Se o facto de remexer os contentores para tirar algo que não sabemos ao certo o que será, nem será muito importante saber, não trouxesse inconvenientes para a saúde publica que, o mesmo é dizer, para aqueles que pagam para o acondicionamento e transporte desse mesmo lixo, não haveria motivo para estarmos preocupados. Tanto mais que o lixo é isso mesmo, LIXO! O problema são as consequências dessa acção, conforme alguém já chamou à atenção. Aliás, parece não ser muito difícil perceber quais são as consequências do acto.
Quando defendemos tanto, o nosso meio-ambiente e a saúde pública, é importante que pensemos um pouco nestes pequenos pormenores que, embora não pareça, são importantes para o bem-estar de todos.
É o que eu penso sobre o assunto.

Anónimo disse...

Ralem-se a falar no assunto que o vereador responsavel pelo pelouro dos lixos esta-se bem lixando para os cheiros e para se alguem remexe ou nao remexe os contentores- Se estivessem interessados em resolver o problema ha muito que o teriam feito nao acham? E claro que a responsabilidade nao e so do vereador, e tb do presidente que conhece muito bem a situacao.
Bom e melhor ficar por aqui senao ainda comeco a dizer coisas que nao quero.