.

.

.

.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Tem empregada doméstica?

Ter uma empregada doméstica, seja apenas por umas horas, não dispensa a realização de um seguro de acidentes de trabalho. Saiba que se não o fizer pode ser você o prejudicado e com uma coima ou despesas que podem ultrapassar as centenas de euros, refere o Jornal de Negócios.
Todas as empregadas domésticas estão legalmente obrigadas a subscrever um seguro que as proteja na eventualidade de sofrerem um acidente no exercício das suas funções ou no percurso de casa trabalho e vice-versa. Até porque se algo de mau acontecer, e não possuir um seguro, será você o responsável por acarretar todas as despesas.
E mesmo que não haja um contrato assinado, isso não dispensa a existência de um seguro. O Jornal de Negócios lembra, na edição desta segunda-feira, que não é obrigatório indicar o nome da empregada, pelo que sempre que mudar de funcionário não tem que ter o trabalho de mudar o seguro. Menos uma desculpa, portanto, para não querer fazer um seguro.
Se ainda não está convencido, tenha então em atenção que a coima para a não realização de um seguro de acidentes de trabalho pode ir dos 500 aos 3.750 euros.
Em caso de uma mesma empregada ter vários empregadores, cada um deles será responsável por efetuar um seguro diferente. E em caso de acidente, a indemnização é calculada com base no salário da casa onde ocorreu o acidente.
O Jornal de Negócios realizou um pequeno estudo sobre os vários seguros disponíveis e concluiu que o Mapfre, com uma taxa de 1.188 é a mais baixa.
«NM»

1 comentário:

Anónimo disse...

acho muito bem que haja seguro para um qualquer trabalhador. Mas á excepções e eu gostaria de saber a opinião do maior nº possivel de pessoas: Uma senhora idosa precisa de cuidados higiénicos na sua casa e como não tem possibilidades de ter uma mulher a dias ...falou a uma para fazer 3 horas de limpeza à sua casa de 15 em 15 dias, como é ? é obrigada a ter um seguro para essa trabalhadora? 6 horas de trabalho por mês? Quem me pode informar?