.

.

.

.

domingo, 18 de janeiro de 2015

Apresentação do livro “Autismo e Atraso de Desenvolvimento – Um estudo de caso”


Ontem, foi apresentado o livro “Autismo e Atraso de Desenvolvimento – Um estudo de caso”, às 15h na Biblioteca Municipal de Alpiarça e às 17h30 na Biblioteca Municipal de Almeirim. O livro é da autoria de Miguel Correia, professor de Educação Especial e pai de um menino de 6 anos diagnosticado com perturbação do espectro do autismo, o mais novo dos seus dois filhos rapazes. A primeira sessão contou com a presença de Mário Pereira, presidente da Câmara Municipal de Alpiarça.
Em ambas as sessões participaram pais com filhos com autismo, professores e educadores de infância e outros interessados no assunto. O autor apresentou o seu livro com diversas incursões à sua vivência pessoal e profissional, abordando a história, etiologia, prevalência e características do autismo, bem como os instrumentos de avaliação e os principais modelos de intervenção psicoeducacional com alunos autistas.
Foram colocadas várias questões ao autor, por parte do público presente, relacionadas com os principais sinais de alerta para detetar casos de autismo, a importância da intervenção precoce, exemplos práticos de intervenção educativa, o papel dos professores e das escolas face à problemática, a falta de recursos humanos e o pouco investimento por parte das autoridades governamentais perante um problema cada mais presente nas sociedades modernas. O autor respondeu a todas as questões e inquietações, recorrendo não só ao saber académico, mas sobretudo à sua experiência como pai e como professor de Educação Especial.
A obra tem um prefácio de Preciosa Fernandes, professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e pode ser adquirida contactando a instituição que a editou: a Fundação A Lord (http://fundacaoalord.pt) ou o próprio autor (amiguelcorreia@gmail.com).

Sem comentários: