.

.

.

.

sábado, 17 de janeiro de 2015

OPINIÃO: Há pessoas que confundem a política com o futebol

 Em política vão-nos mesmo à carteira sem darmos autorização e, sendo assim, contra a nossa vontade
Por: português.pt


Escreve um comentarista com toda a propriedade, a propósito da discussão sobre a taxa de Resíduos Sólidos Urbanos, que envolve uma diferença no preço, de cerca de 200% entre Alpiarça e a Chamusca, e que foi trazido a este jornal por dezenas de leitores e consumidores:”… aqui não se discute clubes de futebol ou partidos, o que para uma boa parte dos cidadãos é quase a mesma coisa.
Acusar pessoas de troca-tintas quando todos os partidos o fazem na sua actuação diária, dizendo não o que interessa às pessoas mas o que pensam que elas querem ouvir e fazendo política pelas conveniências pessoais dos seus dirigentes, é conversa que não faz falta nenhuma a este tema.
O que se tem discutido são actos de cidadania, contas caladas, diferenças de tratamento entre cidadãos.
Se conseguir perceber isso, até pode ser que no futuro liguem ao que escreve.”
De facto, este comentarista vem dizer tudo aquilo que deve ser dito. Há pessoas que confundem a política com o futebol. 
No futebol, discute-se, barafusta-se, defende-se o clube do nosso coração, às vezes de modo exagerado e sem razão. O penalty era mesmo penalty. O fora de jogo foi apontado corretamente, embora não o queiramos admitir e...por aí fora. Mas, isso não nos causa qualquer prejuízo material nas nossas vidas e, só vai pagar para ver a bola quem quer! Na política a coisa é bem diferente. Aqui, obrigam-nos a ir à bola, mesmo sem querermos! Isto é, em política vão-nos mesmo à carteira sem darmos autorização e, sendo assim, contra a nossa vontade.
Por isso não confundamos as coisas. Mesmo que seja o nosso partido do coração que nos entra nos bolsos, não podemos ficar indiferentes ou defender, aquilo que vai contra nós próprios. Seja em nome de que ideais políticos ou económicos forem!
Ouvimos há anos uma história ao próprio protagonista de apelido Carneiro (e estamos certos que o senhor Carneiro, não nos levará a mal, contá-la aqui) que quando era miúdo e distraído na sua ingenuidade, o seu pai lhe dizia: “ Ó rapaz, lá que sejas Carneiro vá que não vá! Agora seres Carneiro e Burro ao mesmo tempo, é que não pode ser!...”

Noticia relacionada:
"OPINIÃO: "os munícipes de Alpiarça pagam exagerada...": 

1 comentário:

Anónimo disse...

Sem qualquer dúvida um artigo de grande classe, digno de figurar ao lado dos melhores, mesmo da imprensa profissional. Tem conteúdo, tem estilo e uma mensagem didácrica interessante e muito clara.
Quanto a mim, é de facto uma opinião ESPECIAL a reter.

A.Galveias