.

.

.

.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Portugal vai fazer reembolso antecipado ao FMI

Portugal vai avançar com um reembolso antecipado ao Fundo Monetário Internacional, anunciou esta quarta-feira Maria Luís de Albuquerque, durante a audição que decorre esta manhã no Parlamento
"O Governo está em condições e vai iniciar os procedimentos necessários ao reembolso antecipado dos montantes devidos ao FMI", disse a ministra das Finanças, citada pela Reuters. "Vamos iniciar esse procedimento, seguindo o precedente que foi estabelecido pela Irlanda", acrescentou.
Maria Luís Albuquerque justificou que, neste momento, Portugal tem "acumulado um montante de reservas de liquidez muito significativo", que permite "enfrentar, com muita tranquilidade, eventuais períodos de volatilidade que poderão vir a ocorrer nos mercados financeiros".
Para a ministra, o sucesso da emissão de dívida de dia 13 de janeiro foi "mais uma prova da recuperação da credibilidade que foi possível conseguir ao longo dos últimos anos".
A governante mostrou-se também confiante no cumprimento da meta do défice de 2014, referindo que há dados que apontam para uma evolução favorável da execução orçamental.
"Os dados preliminares [da síntese de execução orçamental] que dispomos neste momento indicam que estamos confortáveis com o cumprimento da meta do défice de 2014", disse Maria Luís.
«DV»

Sem comentários: