.

.

.

.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

As "vergonhas" escondidas do Complexo Turistico dos Patudos

Porque não “esconder-se” de quem nos visita a vergonha em que se encontra os “Trilhos dos Patudos” e o “Parque de Campismo”?

Por: M.F.
Um dia destes, em conversa com um amigo, falávamos das vantagens e desvantagens de termos um espaço como o Complexo Turísticos os Patudos  no qual está englobada a respectiva Barragem.
Uma barragem que durante a semana tem pouco movimento mas aos fins-de-semana traz a Alpiarça centenas e centenas de visitantes circundando todo o espaço da albufeira.
Muitos dos visitantes perdem algum do seu tempo de lazer  no ‘Bar da Barragem’ consumindo algo que lhes dê prazer para depois seguirem a  viagem de regresso mas  cujo beneficiário do que foi consumido é apenas o concessionário do respectivo bar, Sr. Helder Lagarto porque no que toca aos que se localizam no centro da vila nem um “cheirinho” e muito menos podem contar com a presença dos visitantes da barragem.
Perguntamo-nos um ao outro: “valerá o investimento que aqui foi quando em termos económicos nada beneficia o comércio local e muito menos os poucos empresários alpiarcenses?”
Lembrámo-nos também dos tempos em que a loucura dos inícios e fins de etapas da “Volta a Portugal em Bicicleta” trazia a este espaço milhares e milhares de visitantes que pouco ou nada gastavam no centro da vila pela simples razão que nem aqui vinham.
Por mais ideias que apresentássemos um ao outro para encontrar uma solução que invertesse esta situação a conclusão a que chegamos foi só uma:
A Câmara deveria criar estruturas de forma a que trouxesse as pessoas a visitar o interior de Alpiarça e aqui gastassem “algum” mas como?
Fácil, disse o meu amigo: “criar um meio de transporte (ex. mini bus) gratuito que trouxesse os visitantes a conhecer o que de melhor Alpiarça tem para mostrar e oferecer/vender porque assim   ficaríamos todos a ganhar  e justificando-se  o investimento da barragem e porque não esconder-se de quem nos visita a vergonha em que se encontra os 'Trilhos dos Patudos' o 'Parque de Campismo'?"


1 comentário:

Carlos Peso disse...

A Albufeira dos patudos tem todas as qualidades e muitas mais que são mencionadas pela autarquia, é pena que a margem sul da albufeira sirva de estacionamento e muitas das vezes esteja impedida a passagem  com canas de pesca não permitindo a outros utentes usufruírem deste espaço é uma falta de respeito da parte de ALGUNS pescadores. 

A CMA deveria impor regras para que todos possam disfrutar da natureza envolvente.