.

.

.

.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Protocolo Segurança no Meio Rural

O Governo Civil de Santarém promoveu no dia 18 de Setembro de 2010 a assinatura de um Protocolo com Associações de Agricultores, EDP Distribuição e CT/GNR de Santarém, numa colaboração que pretende enfrentar com eficácia os problemas relativos à insegurança no meio rural, designadamente ao aumento dos furtos de cobre ocorridos junto dos agricultores, com prejuízos para estes e para a EDP Distribuição.
Para esta entidade e no que reporta ao distrito de Santarém, a região com maiores prejuízos materiais, estes ascendem já a cerca de 2 milhões de euros.
No diagnóstico previamente efectuado, constata-se que essencialmente é furtado cobre dos sistemas de rega (Pivôs), PT,s de distribuição de energia da EDP, quadros eléctricos, motores da bombagem de água, máquinas e alfaias agrícolas.
O protocolo celebrado permite ao agricultor instalar nestes equipamentos um chip, que por sua vez será sinalizado no sistema de georreferênciação desenvolvido pelo Governo Civil, o SIGES, que permitirá por sua vez a transmissão da sua localização à GNR.
Na sala de situação do Comando distrital da GNR, o mapa digital disponível pelo SIGES, apresenta o equipamento referenciado e que produzirá um alarme logo que este registe alguma anomalia.
A localização exacta do sistema de rega, permitirá à guarda o planeamento mais eficaz da resposta a dar.
Este protocolo surge após a realização do seminário “ Segurança no Meio Rural”, realizado no dia 29 de Junho de 2010 e organizado pelo Governo Civil de Santarém.
O presente Protocolo é pioneiro no país, e os Ministros da Agricultura e da Administração Interna, valorizando esta medida prática de segurança, poderão com base neste projecto-piloto, estender uma resposta idêntica a todo o território nacional.
«GI/GCS»