.

.

.

.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A minha opinião sobre as Novas Oportunidades

Se existe assunto que deve ser muito bem analisado é a questão das novas oportunidades.
Se é certo que todos têm direito a ter mais conhecimentos e ainda bem que o querem fazer, também é um facto que as novas oportunidades vieram causar algumas situações de injustiça que devem ser reparadas, de preferência já para o ano lectivo 2011/2012.
O recente caso do aluno que aproveitou as novas oportunidades acabando por ficar com média final de 20 valores, sendo que o próprio humildemente afirma que beneficiou de uma injustiça, abala toda a estrutura das novas oportunidades.
A questão é apenas esta, existiram pelo menos 4 alunos do normal secundário que escolheram o curso de Tradução como 1 opção e não entraram. A média final de acesso mais baixa foi de 14,4 valores, pelo que nos deparamos com a seguinte situação, um aluno que se esforçou para um exame entrou enquanto 4 alunos que andaram vários anos a estudar para entrarem no mesmo curso não o conseguiram.
Esta vaga apenas surge por um motivo, a nota tirada por este aluno em especifico foi muito alta. Se ele tivesse tirado um 16 entraria no curso de tradução na Universidade de Aveiro e o seu caso passava despercebido no meio da opinião pública.
Acredito que este ano lectivo muitos alunos aproveitaram esta legislação para entrar na Universidade, mas espero sinceramente que os ajustes sejam feitos rapidamente.
A minha conclusão continua a ser a mesma de sempre, ou seja acho correcto existir um programa como as novas oportunidades, que podem inclusivamente dar acesso ao ensino universitário, no entendo cada caso é um caso, como tal deveria de haver vagas próprias para quem recorre a este sistema de ensino.
Por: Paulo Paz