.

.

.

.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Municípios unidos pelo vinho

A época das vindimas está ai. A azáfama dos carros agrícolas, agora mecanizados, invade os Municípios Portugueses do Vinho.

Portugal é um país com forte tradição vitivinícola. É em Setembro que na generalidade das regiões as uvas contemplam o seu ciclo de maturação, suscitando o encontro das pessoas nos campos a vindimar para a colheita de tão generoso fruto.
O sector do vinho enfrenta desafios próprios, originados pelas alterações climatéricas, pela concorrência de países produtores emergentes e nos novos paradigmas económicos que exigem uma outra abordagem estratégica assente na cooperação entre os diversos agentes do sector.

Segundo Sérgio Oliveira, técnico da AMPV, “julgo que este ano estão reunidas as condições para termos uma boa colheita quer ao nível da quantidade, quer da qualidade, aproximando-nos de um resultado final daquele que todos esperam que é uma produção de vinhos de qualidade”.

Ao nível da promoção é com esforço, empenho e boa vontade que a AMPV tem apresentado, no mercado interno, novas propostas para este sector, dinamizando um espírito conciliador e valorizando o papel dos municípios no desenvolvimento local. São já cerca de 70 os municípios portugueses que aderiram este desafio.

As iniciativas desenvolvidas procuram sensibilizar os associados para a rentabilidade económica de uma aposta no sector vitivinícola, um dos exemplos disso, é a distinção Cidade do Vinho atribuída este ano ao Município de Beja. A programação inclui em Outubro a realização da Vinipax – Sensações do Sul e a 14 de Novembro, a cidade alentejana junta-se às restantes do país e da Europa na celebração do dia Europeu do Enoturismo, em que a AMPV é parceira na promoção a nível nacional.

Dado o sucesso obtido pelos Municípios de Palmela e Beja, que suscitaram a visita de milhares de pessoas aos respectivos territórios, encontram-se abertas até dia 15 de Outubro as candidaturas para o título Cidade do Vinho 2011.