.

.

.

.

domingo, 26 de setembro de 2010

Campeonato Iberoamericano - Maria Areosa e Miguel Arraiolos conquistam pontos


A pequena cidade de Guatapé, na Colômbia, recebeu este Domingo o Campeonato Iberoamericano de Triatlo. Maria Areosa e Miguel Arraiolos foram os representantes nacionais, tendo ambos conquistado importantes pontos no ranking mundial.

A altitude em foi disputada a prova (segmento de natação a 1960 metros) e o percurso de alta-montanha no segmento de ciclismo acabaram por colocar grandes dificuldades a praticamente todos dos menos adaptados a
O tiro de partida foi dado bem cedo, pelas 07h00 da manhã. Logo desde o início do segmento, a espanhola Catarina Routier distanciou-se de toda a concorrência saindo da água com perto de 1m30s de vantagem sobre o primeiro pelotão, que a portuguesa Maria Areosa encerrava. Bem mais atrás (5m27s) saía a veteraníssima (44 anos de idade) Maria Carmensa Morales.

Logo que se iniciou o segmento de ciclismo (40Km), foi possível perceber quem eram as atletas com maior capacidade. A chilena Favia Diaz liderou a maior parte do tempo mas acabou por ser alcançada pela espanhola Aida Valiño e pela venezuelana Rosemary Lopes. As três viriam a chegar à segunda transição com 3m30s de vantagem sobre o segundo grupo. Nas duas primeiras voltas do percurso de ciclismo, Maria Areosa sentiu dificuldades para lidar com a altitude e a dureza do percurso, mas partir da terceira volta acabou por se encontrar, chegando à transição no terceiro grupo e na 11.ª posição. Neste segmento, quem protagonizou a maior recuperação foi a veterana Morales que desmontou da bicicleta já integrada no segundo grupo.

Logo no início do segmento de corrida (10Km), a espanhola Aida Valiño teve um colapso quando liderava a prova e acabou por ser assistida com oxigénio. Ficava assim sozinha na frente a chilena Diaz que, metro após metro, deixava para trás Rosemary Lopez. Um pouco mais atrás, surgia, em grande andamento, Carmensa Morales que acabaria mesmo por ocupar o terceiro lugar do pódio atrás de Diaz e Lopez. Neste último segmento, Maria Areosa protagonizou a maior recuperação escalando desde a 11.ª posição até ao sexto lugar. Com o resultado de hoje, Maria Areosa sobe cerca de 40 posições no ranking ITU (ocupava a 184.ª posição).

O tiro de partida para a prova masculina foi dado pelas 09h30, já com ameaças de chuva. Nos 1500 metros iniciais, o brasileiro Juraci Moreira surgia na frente do pelotão. À medida que o segmento ia decorrendo, o trio de juniores espanhóis ia-se colocando também entre as primeiras posições. Assim, à saída da água, estava formado um grupo de 16 elementos, onde pontuava também o português Miguel Arraiolos.

Logo que se iniciou o segmento de ciclismo (40 Km), foram vários os atletas que procuraram tirar vantagem dos declives acentuados e do facto de a chuva começar a marcar presença. Na primeira volta surgiam na frente os espanhóis Vicente Hernandez e Fernando Alarza. O ritmo vivo fazia o grupo estirar-se e davam-se as primeiras clivagens. Com estas escaramuças, Miguel Arraiolos procurava defender-se mas surgia na cauda do grupo. Na terceira volta, registou-se a fuga do dia com o brasileiro Adriano Sachetto a escapar a toda a concorrência. Mais atrás, o ritmo estabilizava e Miguel Arraiolos voltava a integrar o pelotão principal que assim chegava à transição com perto 1m20s de desvantagem para o brasileiro.

No segmento de corrida final, foi a vez do triatleta Colombiano Carlos Quincharra exibir uma grande capacidade, fazendo a ponte até ao primeiro e assumindo a liderança da prova para não mais a perder. Miguel Arraiolos iniciou o segmento de corrida lado-a-lado com o brasileiro Juraci Moreira mas acabou descolar, vindo a sentir algumas dificuldades físicas. Já nas últimas voltas, o mesmo Juraci Moreira e o espanhol Uxio Abuin correram juntos até aos 150 metros finais de prova, altura em que o jovem espanhol sprintou para conquistar a segunda posição. O português Arraiolos terminaria na 11.ª posição, conquistando importantes pontos no ranking mundial que o levarão a subir perto de 50 lugares (ocupava a posição 280 antes da prova).

Resultados finais femininos:
1 – Favia Diaz (CHI) – 2h18m05s
2 – Rosemary Lopez (VEN) – 2h20m46s
3 – Maria Carmensa Morales (COL) – 2h20m57s
6 – Maria Areosa (POR) – 2h24m24s

Resultados finais masculinos
1 – Carlos Quinchara (COL) – 2h01m07s
2 – Uxio Abuin (ESP) – 2h02m00s
3 – Juraci Moreira (BRA) – 2h02m02s
11 – Miguel Arraiolos (POR) – 2h05m22s

«O Jogo»