.

.

.

.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Comissão Europeia abre as portas ao Turismo

A AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho dia 27 de Setembro esteve presente no Congresso: “O Papel da Herança Europeia e os Itinerários Culturais e a nova Política de Turismo Europeia”, realizado em Bruxelas, no Charlemagne Building, no âmbito da comemoração do Dia Europeu do Turismo.
A Direcção Geral de Empresas e Industria da Comissão Europeia (CE), aposta nos itinerários culturais enquanto agentes geradores de turismo sustentável e promotores da economia social.
Segundo a CE, em comunicação de Junho, a Europa é o primeiro destino turístico mundial. Deve ser encarado como uma fonte de riqueza e crescimento sustentável, em particular os projectos de turismo que visam o trabalho em rede que favoreçam a sustentabilidade económica dos territórios, a preservação da paisagem, do património e da cultura, vantagens competitivas que a Europa tem em relação ao resto do mundo.
Foi com a constatação deste potencial europeu, ainda pouco explorado, que esta semana a Comissão Europeia se irá reunir para discutir o eventual reforço de verbas para programas de apoio financeiro a projectos de turismo ligados a itinerários culturais e rotas, em especial projectos transnacionais e de rede.
Neste contexto surgem rotas sobre a temática do vinho na Europa, é o caso do Iter Vitis – Itinerário Cultural dos Vinhedos da Europa e a Dinamização e Reestruturação das Rotas de Vinho de Portugal, dinamizado pela AMPV.
Para além da intervenção dos técnicos da Comissão Europeia, Deputados Europeus, responsáveis de vários projectos europeus de itinerários culturais transnacionais e nacionais. O Ministro da Economia, Inovação e Desenvolvimento de Portugal, Dr. José Vieira da Silva, moderou o painel que encerrou o congresso: “Turismo, sustentabilidade e Networking”.
Após o congresso houve reunião do Conselho Directivo da Associação Iter Vitis – Itinerário Cultural dos Vinhedos da Europa, na qual a AMPV detém a Vice- Presidência.

Sem comentários: