.

.

.

.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

CASTA DE VINHO PORTUGUESA (TOURIGA NACIONAL) CULTIVADA NA CHINA

A Câmara do Cartaxo assina acordo de geminação com Penglai, uma das Zonas Económicas Especiais da China.Esta cooperação entre as duas “Capitais do Vinho” vai trazer vantagens ao nível dos interesses comerciais locais, regionais e nacionais.

As características comuns ao nível do sector do vinho e as potencialidades de cooperação nos sectores agrícola, industrial e do turismo levaram o Município do Cartaxo e a cidade chinesa de Penglai (cerca de meio milhão de habitantes), parte integrante da região de Shandong (300 milhões de habitantes), a estabelecerem um Acordo de Geminação, cuja assinatura teve lugar em Penglai, no dia 21 de Setembro de 2010.

Tal como o Cartaxo, também Penglai detém o título de “Capital do Vinho”, por se localizar na região onde se encontra a principal produção vitivinícola da China, quer no que respeita à qualidade, quer à quantidade de uvas e de vinho produzidos naquele País.

Paulo Caldas, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, assim como da AMPV e RECEVIN deslocou-se a Penglai para oficializar a cooperação entre as duas cidades, a qual considera “fundamental para nos conhecermos melhor uns aos outros e partilharmos projectos ambiciosos”, revelou o autarca, no acto de assinatura do Acordo. Assegurou que também a Viniportugal e a AICEP, responsáveis pela representação externa do investimento português no estrangeiro, tiveram “um papel fundamnetal e de estrita colaboração”, nesta parceria.

O presidente do Município do Cartaxo afirmou também que Penglai “é uma terra de oportunidades” e que, além da amizade e da cooperação, “o mais importante é que temos uma educação, cultura e identidade comuns que podem ser potenciadas com intercâmbios nestas áreas.

No vinho, nas zonas agrícolas e noutras indústrias diversas, como o turismo, temos objectivos comuns para alcançar juntos e este acordo vai ter resultados muito concretos e mensuráveis, que são estratégicos para ambas as regiões e países”, frisou.


VINHO PORTUGUÊS

O autarca adiantou que um dos projectos a desenvolver no curto prazo é o da concretização de cerca de 40 ha na região de Penglai de vinho português (Adega Cooperativa e/ou Casas agrícolas do Concelho).

Neste momento, o Município já exporta vinho para a China, ainda que em pequenas quantidades.

Foram discutidos projectos mais ambiciosos (formação, investigação e promoção) que vão ao encontro dos objectivos da AMPV e da RECEVIN que passam por potenciar o mercado chinês – o maior mercado mundial de consumidores. Recorde-se que neste momento já existem diversos produtores nacionais a exportarem vinho de grande qualidade para a China.

Após a consolidação e afirmação desta cooperação entre o Cartaxo e Penglai (Portugal-China), “o âmbito da parceria será alargado a outros países onde a produção vitivinícola é estratégica para o desenvolvimento económico regional e nacional e onde as oportunidades de parceiros de negócio são muitas. Num curto espaço de tempo vamos cooperar com o Brasil, Angola e Moçambique, assim como com alguns países europeus”, afirmou Paulo Caldas.

O Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, desejou ainda que entre os dois povos se estabeleça, não apenas boas parcerias, mas também laços pessoais fortes. “Vamos aplicar a nossa competência em conjunto, porque temos pessoas especiais e projectos especiais que nos permitirão concretizar o compromisso aqui assumido de construirmos juntos o desenvolvimento económico e social das nossas cidades, numa perspectiva nacional e internacional”.

Em Abril de 2011, será a vez dos autarcas de Penglai se deslocarem ao Cartaxo, para conhecerem o Concelho e o País, as suas tradições e participarem num dos eventos mais marcantes e tradicionais da região – a Festa do Vinho do Concelho do Cartaxo -, e que será oportunidade de estabelecerem contactos comerciais com os produtores locais, regionais e nacionais do vinho.

Da geminação entre as duas cidades vão resultar parcerias ao nível dos interesses comerciais, assim como de valorização da riqueza cultural, do vinho e do mundo rural.

Penglai está já geminada com outras regiões com expressão mundial na área do vinho, como Napa Valley, nos Estados Unidos, ou Bordéus, em França.

O acordo de geminação está enquadrado no âmbito do Projecto Cartaxo, Capital do Vinho e vem dar continuidade à realização de parcerias com cidades quer europeias quer fora do espaço europeu, em que o vinho será o principal elo de intercâmbio comercial e cultural.

Sobre Penglai
Penglai tem cerca de 450 mil habitantes, faz fronteira com os mares de Bohai e Amarelo e está localizada na província e Península de Shandong. Tem uma área de 1128,6 km2 e com 60 km de costa. As suas principais fontes de rendimento são a indústria da Vinha e do Vinho, o turismo – recebe cerca de 4 milhões/ano de turistas oriundos de todo o mundo, a indústria portuária, indústria de carros e os recursos minerais de alta qualidade.
Penglai é considerada uma das Sete Costas de Vinha no mundo, por se localizar junto ao mar. É na região de Penglai que se encontra a principal produção de uvas de alta qualidade e de vinho na China. Goza de uma grande reputação quanto à qualidade das suas uvas e do seu vinho. A área de plantação de uva é de cerca de 41.333 hectares com uma produção anual de vinho de mais de 80.000 toneladas, representando 20% da produção total nacional. Ocupa o primeiro lugar na produção de vinho seco na China, o que faz de Penglai um dos 10 clusters agrícolas na província de Shandong. Foi estabelecido que o sector do Vinho seria a principal economia da cidade e a sua imagem de marca. Penglai tem cerca de 45 empresas vitivinícolas, com uma produção anual de vinho que representa 20% da produção total de vinho chinês.