.

.

.

.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mais de uma centena de vinhos portugueses premiados na Alemanha

Qualidade dos vinhos portugueses reconhecida na maior prova cega de vinhos no mundo. Portugal é o quinto país com mais medalhas e obtém título de melhor vinho tinto europeu

Os vinhos portugueses receberam o total de 123 medalhas no grande Concurso Internacional de Vinhos "Mundus Vini 2010", na Alemanha. Portugal alcança, desta forma, o quinto lugar do ranking ficou a seguir à Alemanha com 471 medalhas, a Itália com 350, a Espanha com 229 e à França com 171.

Para Francisco Borba, Presidente da ViniPortugal, "O êxito de vinhos portugueses neste concurso demonstra de forma inequívoca a qualidade e competitividade da oferta nacional nos mercados internacionais que resulta do esforço que o sector vitivinícola continua a desenvolver neste sentido, com o apoio na promoção, divulgação e formação que é dado pela ViniPortugal."

Organizado pela décima vez pela Meininger Verlag, principal editora especializada no mercado alemão de vinhos e bebidas alcoólicas, o " Mundus Vini 2010" contou com a participaram a concurso de 5883 vinhos de 42 países (em 2009 foram 5.729 vinhos de 44 países). O júri, composto de 285 especialistas internacionais, provou todos os vinhos conforme o regulamento da "Organisation Internationale de la Vigne et du Vin (OIV), o que faz deste evento a maior "prova cega" de vinhos no mundo.

A excelente qualidade dos vinhos portugueses foi reconhecida nas seguintes categorias: vinhos tintos: 2 Medalhas de Grande Ouro, 43 Medalhas de Ouro, 46 Medalhas de Prata, vinhos brancos: 10 Medalhas de Ouro, 15 Medalhas de Prata, roses: 3 Medalhas de Ouro e vinhos fortificados: 4 Medalhas de Ouro.

"É muito importante este tipo de reconhecimento internacional para os vinhos nacionais, nomeadamente na Alemanha que sendo em certa medida "o motor da Europa" em 2009 importou vinhos portugueses no valor de total de 34 milhões de Euros." Reforça Francisco Borba.

O vinho Duas Quintas Reserva 2007 (DOC Douro) da Adriano Ramos Pinto ganhou o prémio do melhor vinho tinto europeu no concurso e foi também condecorado com uma Medalha de Grande Ouro. A outra Medalha de Grande Ouro atribuída a Portugal distinguiu o Quinta da Leda 2004 (DOC Douro) da Casa Ferreirinha .
«Imago»