.

.

.

.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Vitupérios...à parte.

Afinal o que vem a ser essa coisa de vitupério?É assim que Simplesmente EU, intrigado com este incógnito substantivo resolve investigar e deslindar o seu significado colocando desde logo, bem "escarrapachado" no seu comentário, para que não restem dúvidas aos pacatos e iletrados frequentadores do Jornal Alpiarcense, acerca de tão grande e importante descoberta que foi: "Vitupério" e seus sinónimos.Pena que não tenha feito igual esforço para ler e interpretar o que está escrito no texto " Zeca Pinhão" que tão veementemente condena.Há pessoas que lêem na diagonal e conseguem tirar ilações que mais ninguém consegue. Fazem uma tal sopa de letras que, no final, faltaram os ingredientes mais importantes, ficando apaladado apenas para o respectivo “cozinheiro”.Bom, a verdade é que a palavra “Vitupério” foi descoberta e a partir daqui muita coisa irá mudar na vida de todos nós! É motivo para festejarmos e bebermos à sua descoberta.No entanto, vamos guardar esse segredo só cá para nós. Se um dia (por qualquer descuido) o deixarmos escapar em direcção a África, provavelmente ouviremos chamar:- Anda cá Vitupério!... (sempre soa melhor que Frigorífico).…E não há Enciclopédia que nos valha.
«De um leitor do Jornal Alpiarcense"» sobre um artigo publicado intitulado "Zeca Pinhão"»

2 comentários:

Anónimo disse...

Ahahah!!! Este humor é refinado. Prova que o JA tem colaboradores com engenho e arte à altura de muitos profissionais da escrita.
Quem conhece África sabe que em muitos Bilhetes de Identidade de cidadãos Africanos consta, como nome próprio: Freezer, Frigideira, Helicóptero, Toalha, Bicicleta, Gasolina, Iogurte...etc.
É um facto registado por quem lá esteve e que segundo contam, com a chegada das modernices àqueles países e desde que o patrão (branco) pronunciasse algo inovador que soasse bem ao ouvido era quase seguro servir para nome da próxima criança a fazer parte da família.
Assim, fomos responsáveis pela introdução da maioria dos nomes próprios mais "castiços"ligados às novas tecnologias que iam sendo introduzidas naquele continente.
Nós por cá também não ficamos muito atrás.
De qualquer modo, parabéns ao autor do post por ter conseguido tratar com humor e inteligência, vários assuntos sérios numa só penada.

Leitor atento

Simplesmente EU disse...

Vituperérios à parte

Sr ou Srª Assinatura Ilegivel

Afinal nem era necessário consultar uma enciclopédia, pois um leitor que esteve na 'guerra de Africa'...sabia que muitos portugueses estiveram numa guerra (onde infelizmente tb estive) e nessa altura não se enviavam 'vitupérios' para Africa...não, iam mesmo pessoas que morriam ou sobreviviam, mas dizia eu, esse leitor resumiu a aplicação do tal incógnito substantivo, obrigado pela sua informação gramatical.

O seu humor é deveras interessante, acutilante diria mesmo, até com honras de Post, parece-me que se estar a perder uma 'pena' para as PF, mas pena sim, é brincar com gente , não comigo que fui um mero 'ocioso' 'amigo da borga' e nos 'intervalos' até me metia na politica, porque consciência de classe..o que é isso?)que sofreu na pele o que o diabo amassou, resultando dai o podermos hj estar aqui a travar este diálogo.

É um prazer ler a sua prosa, pq vc têm humor...e falta às pessoas hoje em dia tanto disso...

Até...

Simplesmente EU