.

.

.

.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Quem diz que a Vala Real não está a ser limpa?

Reparem, se deixarem trabalhar quem quer cuidar das coisas, verão que tudo será mais fácil e eficaz.
Deixem trabalhar!
Para quê chamar a imprensa para registar imagens da erva pinheirinha e dos peixes mortos? Deixem descarregar o "material" à vontade da zona industrial! Até podiam carregar um pouco mais a mão com os químicos e assim limpava-se tudo! Peixe, enguias, trutas, jacintos de água, espadana, nenúfares, pinheirinha, tudo!
Ficava tudo limpinho!
E até se podia dar uma coloração à água de acordo com o gosto do freguês a partir da fonte “despoluidora” de Zona. Podia até criar-se no carril um miradouro para turistas apreciarem o fenómeno camaleónico das águas da nossa Vala Real.
Espaço para autocarros, não falta.Já que a Universidade do Vinho parece não ter surtido grande resultado, porque não experimentar mais esta ideia genial, igual a tantas outras dos nossos políticos, levando-a à prática?Alguém já estará a pensar: então e os Municípios a jusante?
Esses seriam até beneficiados com esta ideia. Pelo menos no que toca aos trabalhos de limpeza que deixariam de efectuar.
Estão a rir? È preciso usar a massa cinzenta.Aprendam e tomem boa nota na táctica usada, até há bem pouco tempo, pela nossa Câmara Municipal:
A Câmara tem conhecimento e permite que os sucateiros vão recolher o ferro velho e outros trastes que os Munícipes deixam à porta em cada última quinta-feira do mês, depois da participação a esta entidade para a recolha dos mesmos. Porque assim poupa uma pipa de massa! Não gasta combustível.
O pessoal pode ser dispensado para outros trabalhos. Evita o pagamento ao Ecocentro da Raposa pelo tratamento de umas toneladas de resíduos (embora o munícipe pague esse serviço na factura da água à entidade responsável por esta recolha).
Quer dizer, é tudo lucro!No fundo, o curioso é que o munícipe paga para que os inertes vão para bem longe de suas casas e estes acabam por ficar um quarteirão mais à frente.Como vêem, existem alguns génios em economia (e outras coisas) na nossa Câmara Municipal.

Nota: Agora temos uma nova entidade, Águas do Ribatejo, envolvida nestas cobranças e responsabilidade de gestão mas, para o munícipe é igual; quer se pague a A ou a B está sempre lixado.

O Guarda - Valas

2 comentários:

Anónimo disse...

Ora aqui está mais uma ideia de génio,sim senhor. O autor também diz:"ideia igual à de tantos políticos..."
E a brincar a brincar não é que o nosso guarda valas tem razão.

Anónimo disse...

Não sabia que os responsáveis pela nossa câmara municipal tinham conhecimento que andava um sucateiro,juntamente com a camioneta dos serviços camarários a recolher os monos para os deixar, contra todas as normas,de novo na Vila de Alpiarça.
Tudo isto só para poupar uns euros.
E não serão poucos a avaliar por aquilo que pagamos para resíduos sólidos na factura da água.
Receber dinheiro para prestar um serviço e depois não efectuar esse serviço,não me parece lá muito correcto e honesto.
Com a agravante de se estar a colocar em perigo a saúde pública dos moradores que estão junto a estes depósitos de sucata tolerada pela entidade administrativa.

Mas isto sou eu a falar.



Leitor atento