.

.

.

.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A HIPOTÉTICA VITÓRIA DE FERREIRA LEITE SERÁ MAIS UMA ESTOCADA NO MOVIMENTO "ALPIARÇA É A RAZÃO"


Estamos a precisamente um mês do dia em que se decidirá muito do nosso futuro a médio prazo e quando me refiro a Eleições, não são só as Autárquicas, mas também às Legislativas e quer nós queiramos ou não, estas Legislativas têm um significado muito especial em Alpiarça, pois uma hipotética vitória de Ferreira Leite é mais uma estocada no movimento Alpiarça é a razão.

Quero com isto dizer, que se Sócrates ganhar aumenta a probabilidade de uma vitória de Sónia Sanfona, pois muitos dos Alpiarcenses, ligam as cores políticas do Governo, o que é sempre positivo para os lados deste movimento cívico que quanto a mim já foi mais versátil e capaz de responder ás necessidades de um Concelho que necessita de reformas e de reestruturações profundas.

Para mim neste momento Alpiarça está tão ou mais necessitada de reformas como o país em geral, pois as finanças da Autarquia estão quase de certeza num estado que não lhe permite entrar em loucuras e este mandato vai ser extremamente penoso para quem ganhar.

A cada dia que passa a ideia de Manuela Ferreira Leite vencer as Eleições começa a ganhar estatuto e aquela ameaça que se pensava não existir para Sócrates, existe e é uma ameaça consolidada por um Programa de Governo distinto do Programa de Governo do PS, pois ao contrário de Show-off, Manuela Ferreira Leite promete mais apoios às PME e à produção, ou seja o sector privado terá de substituir o Sector Público, pois não é ao Estado que compete gerar riqueza. O Programa do PSD elege cinco áreas prioritárias que são:

Economia;

Solidariedade Social;

Justiça;

Educação;

Segurança.

Se eu fosse aqui fazer uma comparação exaustiva de ambos os Programas de Governo, poderia cair no erro de escrever um post muito extenso e se calhar de difícil compreensão, pois apesar destes Programas parecerem idênticos, eles são de facto muito diferentes, pois um tem uma óptica de trabalho e de produtividade enquanto que o outro de certeza terá uma óptica de menor produtividade por parte do sector privado e uma maior intervenção do Estado na Economia, ou seja uma politica económica Keynesiana pura e dura, o que faz com que eu pense seriamente em votar na DR.ª Manuela Ferreira Leite, pois ela garante credibilidade e capacidade de romper com interesses instalados. Segundo o PSD, uma das condições para que haja investimento estrangeiro é o funcionamento da justiça.

Não se pode pensar que as listas a Deputados, são o pagamento de favores, elas do meu ponto de vista não o são, pois elas fortalecem as “costas” de Ferreira Leite, pois com as pessoas da sua confiança pessoal partimos do princípio em que a traição não terá qualquer sentido. Se assim não fosse, Ferreira Leite corria o risco de ser traída a qualquer momento por pessoas que assim o fizeram a Marques Mendes e a Luís Filipe Menezes.

Agora comparando toda esta conjuntura com a nossa terra, tenho de admitir que a CDU tem seguido o mesmo caminho de Ferreira Leite, ou seja seriedade e propostas que tendem a resolver os problemas dos Munícipes, no entanto comparativamente ao PSD nacional as diferenças são muitas, pois quer queiramos quer não a CDU não tem uma vertente tão liberal quanto seria desejável, no entanto encontra-se muito melhor comparativamente a períodos anteriores e sempre apresenta algumas propostas ao contrário do PS.

Agora quanto ao PS nacional, ele começa a dar sinais de um desgaste tremendo que terá como consequência a perda das Legislativas, pois a afirmação da imagem de um Primeiro Ministro desgastado e sem chama tornar-se-á fatal para o PS, no entanto não se tornará fatal par Sócrates, pois á semelhança de Guterres, a vida activa continuou e convenhamos para bem melhor, ou seja menos preocupações e mais dinheiro e regalias.

Com Sónia Sanfona a situação poderá ser idêntica, ou seja não haverá uma participação activa na vida política, mas quase de certeza um bom emprego a deve esperar, pois o Partido de certeza que não a deixará “afundar” num mar de incertezas.

Por: Adam

2 comentários:

Mada disse...

Ehhhh lá...alguém que vota PSD a dizer bem da CDU ?

Isto trás água no bico...

Merecia um esclarecimento da CDU

Anónimo disse...

Pois é, "com papas e bolos se enganam os tolos". Este Adam vem fazer o elogio de Ferreira Leite, para depois incentivar ao voto na CDU, em Alpiarça. Podia, na verdade, ser um pouco mais inteligente. Todos sabem que não é comparável qualquer ideia política do PSD com as da CDU e, entre umas e outras, venha o diabo e escolha.
Aconselho ao comentarista a leitura da entrevista de Sónia Sanfona já publicada neste jornal. Para perceber o que é uma pessoa com as suas ideias bem arrumadas. É difícil perceber quem vai ganhar a Cãmara de Alpiarça?