.

.

.

.

sábado, 29 de agosto de 2009

A ANÁLISE POLITICA VISTA POR SÓNIA SANFONA

Sónia Sanfona deu uma longa entrevista ao jornal “Semanário” também descrita neste jornal.

Fica bem claro no seu depoimento que Sónia Sanfona é possuidora de uma grande visão que pode ser benéfica quanto à sua candidatura como em benefícios vindouros para com Alpiarça.

Diz a determinada altura da entrevista que o «turismo é o aspecto mais diferente e inovador do seu programa porque a sua aposta e promessa eleitoral é desenvolver o turismo localmente» para acrescentar ainda que «Alpiarça tem condições únicas: uma barragem com um valor natural muito específico e de grande qualidade, uma zona ribeirinha que não está aproveitada, uma vala real que precisa de ser despoluída».

Problemas actuais que Sónia Sanfona entende precisar de uma profunda remodelação como cuidados prioritários para que se aproveite as poucas estruturas existentes do concelho que numa visão bem definida e englobada num projecto de média dimensão pode alterar toda a situação de desleixe que existe no concelho.

Deixa escrita na entrevista que estes cuidados são fundamentais para em parceria com os existentes se possa desenvolver o turismo local que nunca terá grande futuro mas que pode modernizar o concelho.

Saiba então Sónia Sanfona aproveitar o pouco que existe em Alpiarça para que algo se modifique.


Diz ainda a entrevistada, numa análise muito pessoal, que se «deve procurar acordos pontuais com as várias forças politicas» que noutras palavras quer dizer: mesmo que ganhe a maioria nas próximas eleições autárquicas estará sempre pronta a dialogar com a oposição. Isto é bom para que as quezílias terminem de vez e todos possam trabalhar para o bem comum.

Mas merece algum destaque a sua entrevista pela visão e entendimento que tem para com os problemas do Partido Socialista como também para o entendimento com terceiros.

Faz suscitamente uma grande e profunda análise politica sobre a situação do país como de todas os partidos apresentando as derivadas soluções para as adversidades que existem actualmente nas divergências políticas, que na sua experiência apenas se pode resolver no diálogo.

Faz ainda uma análise directa e fria da actualidade como dos interesses que são um sumário daquilo que todos nós sabemos existir.

Frontal nas suas respostas, mesmo que algumas palavras possam contrariar as regras do próprio jogo em que Sónia Sanfona está incluída e no qual faz parte, descriminou aquilo em que acredita e defende, de uma forma simples, pouco se incomodando com quem possa ser incomodado.

Pode-se assim concluir que o futuro politico der Sónia Sanfona promete, tendo em atenção a sua análise politica por causa da sua experiência que pode vir a dar-lhe outras oportunidades no horizonte.

Claro que a sua participação no caso BPN lhe deu alguma projecção.

Como inteligente que é Sónia Sanfona soube aproveitar o caso para iniciar outros voos.

Na entrevista mencionada pouco fala de Alpiarça, mas a entrevista não foi feita exclusivamente para com Alpiarça. No entanto é de elogiar a sua preocupação especifica quanto aos problemas vigentes no concelho, porque explica na entrevista que há «um conjunto de outras medidas, ideias e projectos que, também, sendo novos» não tem ainda a dimensão que deveriam ter mas que não deixam de ser uma preocupação.

«Há medidas de apoio aos empresários, especificamente aos agricultores, apoio ao pequeno comércio…Um conjunto de iniciativas e de ajudas que a autarquia pode desenvolver para a fixação das empresas e do comércio ou na colaboração com os agricultores».

Nestes curto «conjunto de iniciativas» estão descriminados os principais problemas de Alpiarça para os quais Sónia Sanfona promete apontar as armas, não para os resolver na totalidade mas para em conjunto com os interessados, possa inverter a crise instalada de maneira que haja um melhor desenvolvimento em Alpiarça.

Sónia Sanfona, não promete, na entrevista, aquilo que não é capaz de cumprir, mas sim aquilo que vai ser capaz de fazer, porque «Alpiarça é um concelho pequeno e tem limitações do ponto de vista da capacidade de investimento e de concretização. É preciso melhorar substancialmente a forma como se administra e gere esta gestão».
Alpiarça com a visão e o contributo de Sónia Sanfona pode caminhar para o futuro.

1 comentário:

A.P. disse...

Convenhamos que deve ser resposta a verdade

Gostei deste artigo de opinião, mesmo desconhecendo o seu autor ou autora. O suficiente para me levar a ler na íntegra a entrevista de Sónia Sanfona.
Fala muito bem mas deturpou um pouco a verdade.
Perguntou o jornalista a Sónia Sanfona: -Câmara Municipal tem sido gerida nos últimos anos pelo PS. O que é que faltou concretizar?
Sónia Sanfona responde: - Quem conhecia e conhece Alpiarça há doze anos a esta parte - o período de tempo em que o PS está à frente dos destinos do concelho - pode muito facilmente apreciar as diferenças, quer na gestão quer no rosto, da vila. Alpiarça tem hoje um conjunto de equipamentos sociais, culturais, cívicos que não tinha. Melhorou a rede viária, as infra-estruturas básicas, criou uma zona industrial. Desenvolveu-se, progrediu e modernizou. Mas é claro que há sempre qualquer coisa para fazer.
Aqui não estou de acordo de maneira alguma com a Sónia, porque ela sabe, eu sei e nós todos sabemos que não é a verdade pela simples razão de que na verdade Alpiarça praticamente está como estava à doze anos. A única coisa que mudou foi a instalação de duas médias empresas na Zona Industrial.
Quanto a equipamentos sociais, culturais, cívicos, bem…tudo ficou na mesma, salvo a construção da Biblioteca Municipal, foi apenas esta obra.
Quanto à rede viária e infra-estruturas, Sónia Sanfona aproveitou-se da entrevista para dizer aquilo que não é verdade e dar projecção a sai própria porque o que o PS encontrou vindo da CDU é praticamente o que existe.
Agora Sónia Sanfona, dizer que o PS fez a Zona Industrial, por amor de deus, Sónia Sanfona essa não cabe ao diabo, porque não corresponde à verdade.
Se alguém fez a Zona Industrial, foi a CDU e nunca o PS.
Que a verdade seja dita
A.P.