.

.

.

.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

PRESIDENTE DA CÂMARA CONFIRMA: Alpiarça vai ter “equipamentos de resistência muscular”

Desde há mais de 1 ano que a Câmara tem procurado soluções para o problema, procurando envolver o governo e os serviços do ministério do ambiente, de forma a poder ser realizada uma intervenção global, de fundo, para a qual não dispõe dos recursos financeiros necessários.



Para além de fazer parte do "Programa Eleitoral de 2013 da CDU" agora há a confirmação e garantia de Mário Pereira, presidente da Câmara de Alpiarça que o concelho  vai  ter  "equipamentos de resistência muscular."
Tudo porque uma leitora, quando visita Alpiarça, gosta muito e frequentar  o espaço envolvente à Barragem e aproveitando as redes sociais informou  o presidente da Câmara que junto da barragem “ficava muito bem uns aparelhos de jardim para se fazer ginástica” mesmo sabendo que poderá ser “investimento” com alguns custos mas “pedir não custa”.
Mário Pereira, um presidente que gosta de estar atento aos anseios dos alpiarcenses não tardou em responder na forma de  esclarecimento para que seja tornado público e os alpiarcenses e utilizadores dos espaços públicos possam  ficar a saber  que brevemente o concelho vai ter os seus equipamentos de resistência muscular:

Caros amigos, em resposta à sugestão aqui apresentada pela Fernanda Isabel, e que motivou um conjunto de comentários que acabaram por derivar para o problema da má qualidade da água da Barragem dos Patudos, permitam-me que vos diga o seguinte: a proposta/compromisso para a colocação de equipamentos de resistência muscular no espaço público do nosso concelho já fazia parte do programa eleitoral da CDU de 2013 e, registadas agora as condições necessárias à sua concretização, serão colocados pela Junta de Freguesia de Alpiarça (e com a colaboração logística da Câmara), nas próximas semanas, numa área circundante às margens da albufeira. Quanto à questão das águas da Barragem, trata-se, infelizmente, de um problema mais complexo no que respeita à disponibilidade financeira imediata da Câmara para a sua resolução. Como julgo ser do vosso conhecimento, as águas da Barragem sofrem de um grave problema de eutrofização (excesso de matéria orgânica acumulada ao longo de mais de 20 anos e de escassez de oxigénio), factor que potencia a morte de algumas espécies de peixes, por asfixia, nos períodos de maior calor. Este é um problema comum a muitas das massas de água com características semelhantes, por todo o país. Desde há mais de 1 ano que a Câmara tem procurado soluções para o problema, procurando envolver o governo e os serviços do ministério do ambiente, de forma a poder ser realizada uma intervenção global, de fundo, para a qual não dispõe dos recursos financeiros necessários. Neste sentido, já apresentámos uma candidatura ao Fundo de Recuperação dos Recursos Hídricos, que não foi ainda aprovada. Trata-se de um montante de cerca de 300.000 euros. Como é do conhecimento geral, o Município de Alpiarça encontra-se numa situação de desequilíbrio financeiro estrutural - situação que não é da responsabilidade deste executivo, que tem procurado (e conseguido) uma gestão que permita a recuperação das finanças municipais -e só com o acesso a fundos que não os do seu próprio orçamento anual poderá intervir. Assim, até que tal seja possível (não antes de final de 2015), a Câmara Municipal irá continuar a intervir pontualmente, como tem feito nos últimos meses, de forma a atenuar o impacto negativo deste processo de eutrofização: injectando água fresca a partir de um dos antigos furos de abastecimento, fazendo entrar água limpa e mantendo os níveis; limpando parte das margens; oxigenando as águas, com recurso à instalação de 2 repuxos; realizando actividades de desporto e lazer que, por si, permitam também alguma oxigenação de superfície; retirando, com a prestimosa colaboração dos trabalhadores do Município, os peixes que não resistam, sobretudo neste período de temperaturas elevadas, em que o problema se agrava.

6 comentários:

Jornal Alpiarcense disse...

Os comentaristas devem assinar os comentários referentes a esta notícia. Se pretenderem que os comentários apareçam como “anónimos” devem informar o gestor do jornal e perante o mesmo identificarem-se

Anónimo disse...

Cada vez estou mais convencido de que este é o presidente certo para a minha terra. Parabéns e obrigada pelo esclarecimento.

Jornal Alpiarcense disse...

Caros leitores não persistam no envio de comentários anónimos que não são publicados.
Devem tomar em atenção o seguinte “alerta”: Os comentaristas devem assinar os comentários referentes a esta notícia. Se pretenderem que os comentários apareçam como “anónimos” devem informar o gestor do jornal e perante o mesmo identificarem-se.
Sendo assim, se não o fizerem, não publicaremos os mesmos porquanto não faz sentido publicarmos comentários anónimos em textos de colaboradores do JA que assinam os textos.

Jornal Alpiarcense disse...

Os leitores podem deixar os seus comentários na nossa página do Facebook, os quais serão depois aqui publicados.
Visite a nossa página em:
https://www.facebook.com/pages/Jornal-Alpiarcense/324706174296695?ref=hl

Gabriela Relvas disse...

Gabriela Relvas: ficamos à espera, trata-se de uma urgência das urgências.
(Facebook)

Anónimo disse...

Sinto-me impotente na minha ignorância ao não conseguir acompanhar o raciocínio do Sr. Presidente.
Se a culpa da barragem estar como está é da poluição orgânica, porque razão continua a autorizar a pesca com engodo, que anualmente coloca no leito toneladas de matéria orgãnica em decomposição.
Se as águas estão carregadas de bactérias que produzem toxinas que atacam o cerebro e o figado humanos, porque razão vai colocar aparelhos de ginastica nesta altura nas margens da barragem?