.

.

.

.

terça-feira, 2 de junho de 2015

O Agrupamento de Escolas José Relvas foi uma das escolas Portuguesas participantes

Um motivo de orgulho para os Alpiarcenses


Como se pode verificar pelos comentários (ler: "Casa dos Patudos recebe prémio": ) existe muita confusão nas cabeças dos comentadores anteriores, por isso antes demais importa clarificar :
O projeto Comenius é um projeto criado por iniciativa da Comissão Europeia que visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação, desde o ensino pré-escolar até ao secundário, bem como dos estabelecimentos e organizações que oferecem esses mesmos níveis de ensino, de modo a atingir todos os intervenientes e agentes da actividade educativa. Participam neste projeto vários países Europeus (Itália, Holanda, Portugal, etc...).
O Agrupamento de Escolas José Relvas foi uma das escolas Portuguesas participantes, o que por si só já deveria ser um motivo de orgulho para os Alpiarcenses.
O que alguns comentadores anteriores( muito mal informados, por sinal ) criticam, foi a apresentação dos trabalhos dos alunos dos diversos países, através de uma exposição no museu José Relvas. Ao contrario do que dizem, os alunos alpiarcenses estiveram presentes e apresentaram vários trabalhos, nomeadamente:
Espetáculos de dança, trabalhos desenvolvidos na escola durante o ano lectivo,..etc.., bastava terem estado presentes ou falar com as diversas pessoas que estiveram, para  ver que que os seus comentários eram completamente absurdos...~
Sobre o prémio ganho pelo Agrupamento de escolas José Relvas em parceria com a Câmara de Alpiarça, voltarei a falar num próximo comentário...porque não falamos do mesmo... Em jeito de conclusão, façam criticas construtivas, mas informem-se primeiro sobre o que falam...bem hajam 

4 comentários:

Anónimo disse...

Ora aí está alguém que parece escrever com algum rigor sobre isto.
O mesmo parece não se ter verificado com o post inicial que deu origem aos mal-entendidos interpretativos que, sob o título "Casa dos Patudos recebe prémio", afirmava:

"A Casa dos Patudos-Museu de Alpiarça recebeu um prémio da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), (...).
O prémio foi atribuído à parceria internacional desenvolvida no âmbito do projecto Comenius com o Agrupamento de Escolas de José Relvas."

É óbvia a manifesta imprecisão da última frase por estar longe da realidade, porque não terá havido nenhuma PARCERIA INTERNACIONAL entre a Casa dos Patudos, Escola de Alpiarça e entidades internacionais no projeto Comenius, mas apenas a colaboração dos Patudos na cedência das instalações e apoio, neste projeto internacional educacional da inteira responsabilidade da escola de Alpiarça em intercâmbio com escolas de outros países.

Sendo o autor do texto e fotos daquele post o Prof. Mário Pereira, conforme é referido no final, mereciamos maior rigor informativo, de forma a não se alimentar deficientes interpretações.

Anónimo disse...

O prémio foi atribuído ao MUSEU DOS PATUDOS pelo projeto de parceria com o agrupamento. Na assembléia da república, pelo que me foi dito, vários museus receberam prémios naquele dia, por diversas razões. O nosso foi por causa da tal parceria. O prémio ter sido para o museu não retira importância ao papel do agrupamento. Porque esta conversa de quem é o prémio? Foi para o museu. Qual é a dúvida? Talvez para a próxima a assembléia da república dê prémios a escolas, quem sabe. Também era merecido. Assim como foi merecido o do museu, já que sem a parceria deste, o projeto não tinha interesse nenhum. Não será assim?

Anónimo disse...

Registo com discordância total a posição do senhor das 22:54 ao afirmar que a participação da escola de Alpiarça no projeto Comenius sem a "parceria" do Museu dos Patudos não teria interesse nenhum.
Lembre-se que a razão de ser deste projeto é, ou deveria ser, o intercãmbio cultural e educativos dos alunos europeus das escolas envolvidas e não ganhar-se prémios museulógicos.

Anónimo disse...

Que grande confusão.
O prémio pela alegada "parceria internacional" com a escola de Alpiarça foi recebido pela Casa dos Patudos, o mérito será da escola mas em cima dizem que não, o projeto é destinado aos alunos, mas quem foi agora passear para a Alemanha, foram os professores e não levaram nem alunos nem representantes dos Patudos.
Fenómenos à moda de Alpiarça.