.

.

.

.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Haja quem nos salve ou que salve Alpiarça do marasmo em que se encontra

Foi um comentador que o disse e em parte estou de acordo com o mesmo. Mário Pereira é a «melhor pessoa do mundo» mas não está no lugar certo porque não é a pessoa certa para o lugar indicado
Pode ter nascido para a política mas não nasceu para ser presidente da Câmara. Talvez desse um óptimo deputado mas nunca para gerir uma autarquia.
Como alguém, que também escreveu nestas novas tecnologias: «que se lhe dê durante seis meses o benefício da dúvida» mas já passou tempo demais para ficarmos a saber que não conseguimos sair do local em que nos encontramos.
Por mim acabou o prazo e passo a ter as maiores duvidas se alguma vez Mário Pereira será capaz de modernizar e desenvolver o concelho.
À equipa que o acompanha, pessoas que me merecem o maior respeito e credibilidade, quanto ao Mário até me custa opiniar  porque tem vindo a demonstrar que muito dificilmente conseguirá fazer alguma coisa como duvido se alguma vez conseguirá concretizar as promessas que fez quando da sua candidatura a presidente.
Começo a pensar também como alguém já pensou e disse que a «nossa terra foi agoirada por uma qualquer coruja que, quando sobrevoou Alpiarça andava perdida por não encontrar o azimute que a levasse ao seu destino».
No período anterior às últimas eleições muito se criticou Mário Pereira de não frequentar o meio social de Alpiarça porque dificilmente se poderia encontra o mesmo, por exemplo nos “Águias” e que era pessoa de pouca convivência, salvo para a sua rede social mas hoje já não sou só eu que penso o mesmo. Muitos se queixam do mesmo como muitos lamentam a falta de iniciativas do executivo como ainda o «seu silêncio»
Começo então a crer que algo vão mal porque tudo continua na mesma.
Se me perguntarem quem seria a pessoa capaz ou indicada para o lugar de Mário Pereira confesso honestamente desconhecer como saber onde encontrá-lo, se por aí existe.
Mário Pereira não é capaz nem tem equipa que consiga tirar Alpiarça do marasmo em que se encontra.
Alpiarça em vez de desenvolver-se caminha para o abismo. Cada vez há mais buracos; cada vez há menos desenvolvimento; nada se vê ou anuncia-se o quer que seja para que algo possa tirar Alpiarça da “lama” em que está.
Se estivemos mal servidos por parte dos executivos anteriores agora estamos ainda pior pela simples razão de que nada se faz para tudo continuar como estava, senão pior.
Na verdade Alpiarça continua a ser pobre. Até em filhos capazes de modernizar ou desenvolver a sua terra.

33 comentários:

Anónimo disse...

eleições antecipadas, já !!!

Anónimo disse...

Coitada da coruja! Não foi nenhuma coruja ou qualquer outra ave agoirenta que se abateu sobre Alpiarça. Esta foi a decisão democrática dos munícipes da nossa terra. Fizeram uma escolha! Agora teremos de viver com ela. É o que dá achar que basta ser uma boa pessoa para ocupar este lugar. Não chega, é preciso muito mais...

Anónimo disse...

Não é surpresa nenhuma o facto de tudo continuar na mesma ou pior tanto para os que foram eleitos como para os que os elegeram.
Os eleitos candidataram-se porque o partido assim o exigiu, embora sabendo antemão que nada poderiam fazer porque antes de serem poder já tinham sido oposição.
Mas mesmo assim a CDU nunca poderia deixar de apresentar candidatos, numa terra que sempre considerou como sendo uma sua coutada, se não fossem estes seriam outros.
Os eleitores, levados pelo canto de sereia que lhes prometia um futuro grandioso para a sua terra, lá foram colocar o voto em quem lhes prometeu aquilo que sabia não poder cumprir o que estava a prometer.
A CDU e o PS em Alpiarça sempre ganharam as eleições tendo como base uma gigantesca fraude eleitoral, não que os votos nas urnas sejam mais que que os eleitores inscritos, mas porque assentaram em enormes programas eleitorais, mais para gastar papel, do que para conter medidas que, efectivamente, seriam cumpridas.
Alpiarça e outros pequenos concelhos estão condenados á extinção por fusão com concelhos maiores, não tendo isso ainda acontecido porque as clientelas de PS e PSD não o permitiram.

Anónimo disse...

Completa e totalmente de acordo como último coment. O PS também não primou pela verdade e prometeu o que não conseguiu cumprir. Fez obras e não pagou. Felizmente para a Sónia perdeu, porque desejava perder. Ela queria outros voos. Governadora Civil, um dia quem sabe Eurodeputada. Presidenta de Câmara também não lhe assentava.

Anónimo disse...

Restará saber, e não tendo o Mario Pereira e muito menos a Sónia Sanfona, um perfil para presidentes de Câmara, de todos os outros politicos ou não alpiarcenses, quem achariam que poderia ser um bom Presidente de Câmara. Até é um desafio engraçado que o Jornal Alpiarcense poderia fazer aqui neste espaço. Quem acham que poderia ser um bom Presidente de Câmara, seja da CDU, do PS ou do PSD ?

Anónimo disse...

É curioso ler estes posts e estes comentários 1 ano e alguns meses depois de Alpiarça ter sido novamente conquistada pela CDU, e é curioso porque se vê uma clara mudança nos comentários e nos comentadores, há uns meses atrás se alguém se "atrevia" a dizer aquilo que todos sabemos desde o inicio, que este executivo nada ia ser capaz de fazer com que Alpiarça renascesse da cinzas, vinha logo alguém dizer que as coisas não eram assim, que não se fazia porque não havia dinheiro, e agora onde andam essas pessoas? Pois é, parece que se calaram...e sabem porquê? Porque têm de concordar com o que é dito desde o inicio, este presidente de câmara não nasceu de todo para isto, não nasceu sequer para a politica, talvez tenha nascido para ser professor de história e era como professor de historia que devia ter ficado, é aquilo que tão bem sabe fazer. Quanto a Sónia Sanfona não tenho dúvidas que não tenha nascido para presidente de camara, mas nasceu com toda a certeza para a politica e só aí já ganha muitos pontos a Mário Pereira. Se estaríamos melhor com ela? Pois ninguém sabe, mas estáriamos diferentes com certeza.

Jornal Alpiarcense disse...

Jornal Alpiarcense disponibiliza todo o espaço para este "curioso" desafio " que um leitor propôs e que não deixa de ter um certo interesse para o bem e desenvolvimento de Alpiarça
Que os leitores e comentaristas contribuam para o debate e que apresentem as suas opiniões.
Quem sabe se não se encontrará a "pessoa certa" para que tire Alpiarça do "marasmo" em que se encontra?
Poderão enviar as opiniões mesmo sobre o anonimato que as publicaremos todas.
Aceitando a proposta do leitor que se dê então inicio a este "debate"

Anónimo disse...

Não alpiarcenses ? Nenhum. Prefiro que fosse um alpiarcense

Anónimo disse...

Acho eu k na história recente de Alpiarça, há um grupo de pessoas que pelo seu trabalho e pela gestão k fizeram nos Aguias de Alpiarça, tirando o Clube da bancarrota, e devolveram saude financeira ao Clube. Fizeram obra: obras de renovação da sede, a sala da TV, o átrio da entrada, a sala das cartas, as obras do Bar e tantas coisas +, qualker um deles, daria um bom Presidente de Camara. Se formos a ver a Camara tb está na bancarrota e os Aguias kuando o Pai do Rosa do Ceu se foi embora também. Até é curiosa a comparação k se pode fazer das coisas:
1 - O Aguias estava na Bancarrota
2 - A Camara está na bancarrota
3 - 1 Rosa do Ceu esteve nos Aguias
4 - 1 Rosa do Ceu este na Camara
5 - As ultimas duas direcções recuperaram o Aguias
6 - Será k este Executivo conseguirá recuperar a Camara?

E kem foram as duas ultimas direcções do Aguias ? Basta ir consultar as listas de corpos gerentes nos ultimo mandatos:
Armindo Pinhao
Henrique Santana
António Emidio
Jorge Atela
Pedro Coelho
Rui (Comandante Bombeiros)
Carlos Jorge (o vereador)
Jota (João Arraiolos)
Mario Raul Santiago
Joao Brito (do PSD)

E não esquecendo k meteram outra vez o Clube na ribalta desportiva com o triatlo e muitos outros sucessos, com o trabalho dos seccionistas.

Só há um problema.... nao sei se algum deles aceitaria ir para Presidente da Camara. Como as coisas estão....

Uma koisa é certa. O Aguias já ganhou com eles....

Anónimo disse...

olha que salvar o águias da bancarouta com a CMA (falida para outras coisas) a lá injectar dinheiro constantemente até a administração do bpn conseguia ;)
Curioso ver é que só existiam problemas financeiros no clube quando o santana para lá vai, o armindo qd entra nada se queixou da anterior administração...

Anónimo disse...

Mas não é a Camara Municipal que financia "Os Aguais"?, pelo que me parece a maioria das receitas são canalizadas por verbas que Vem do orçamento Municipal, para que estes senhores possam administrar é assim ou não?, sem estas verbas penso que também eles não faziam milagres?

Anónimo disse...

Parece que o Dr. Mário Santiago do Céu tem vindo a ser criticado por alguma oposição como um homem "duro". Ser presidente de câmara ´ser DURO era o que gostavam no Rosa do Céu. Veremos o futuro deste jovem economista, gestor e director financeiro de uma grande empresa... Poderemos ter surpresas daqui por 3 anos!

Anónimo disse...

A CMA financia os Aguias concerteza mas sempre o fez. O problema é que quando estava lá o Miranda do Ceu, mesmo financiada pela CMA, quase que faliram o clube.
Com o Armindo e com o Santana, também foi financiado pela CMA mas conseguiram tirar o Clube do buraco. Essa é que é essa. O financiamento é o mesmo, mas a habilidade é outra.

Anónimo disse...

Graciete Brito a Presidente !

Anónimo disse...

Não percebo porque nao aparecem nomes de gente do PS ou do CDS.
Já que falam desses nomes todos, eu adicionava a Regina Ferreira, o Luis Garrotes, a Ana Margarida Rosa do Céu e a Domingas Leite.
E podia-se fazer uma sondagem

Anónimo disse...

Convem não esquecer que o Presidente da Câmara é escolhido através das eleições e o povo escolheu o Dr. Mário Fernando Pereira para governar. Agora há que respeitar a decisão do povo. Nenhum dos outros foi candidato, que eu saiba

Anónimo disse...

yah. uma sondagem é que era

Anónimo disse...

Querem um bom Presidente?
ISABEL COELHO!!!
Séria, Inteligente, com capacidade de diálogo, moderada e sobretudo nada vingativa.

Anónimo disse...

querem um do ps? paulo sardinheiro

Anónimo disse...

Comentário acertivo este último. O que talvez não saibam é que (está escrito) que a maioria dos presidentes de câmara (de sucesso) são professores. O que muitos não sabem é que a esposa do Dr. Mário Fernando foi vítima de cancro da mama e vai ser operada, o que naturalmente abalou o homem. Talvez não saibam também que Mário Peixinho sofre de cancro e inclusive já foi operado e anda constantemente em tratamentos. Não serve de desculpa, mas talvez ajude.

Anónimo disse...

E se fosse um gajo duro, qual era o problema ? Olhem aqui em Santarem e vejam o caso do Moita Flores. Agora imaginem se fosse o nosso Márito aqui em Santarem o que (não) teria sido feito. Há alguma Camara mais endividada do que a de Santarem ? E não se faz obra na mesma? Para gerir uma Autarquia é preciso pulso, carisma, e não ter medo de ralhar quando é preciso. De malta porreira, está o livro do esquecimento cheio.
A semana passada estive numa reuniao com vereador das obras de Santaré,, e haviam de ver o espirito de empreendorismo e visão de futuro que aqui milita.

Anónimo disse...

desde que o candidato tenha mais de 1,50m e nao use sapatos altos vermelhos, qualquer um é válido, até mesmo a Doutora Graciete Brito

Anónimo disse...

Acho de muito mau gosto estar-se a brincar com nomes de pessoas que não pediram para ser nomeadas aqui e que, a grande maioria delas está satisfeita com o presidente de câmara que tem (embora haja certamente algumas que possam ter aspirações ... distanciamentos da realidade, é o que é!). Se calhar, se fizéssemos uma sondagem séria ou houvesse eleições outra vez, confirmaríamos a vontade expressa pelo povo há um ano e tal. Vai uma aposta? É que, ao contrário do que alguns pretendem fazer passar, o presidente continua a ser a mesma pessoa bem vista pelos alpiarcenses que era. É melhor alguns tentarem a sorte noutro lado!

Anónimo disse...

Era esperado a tomada de posições de um grupo de pessoas da própria CDU, como tem tomado contra o actual executivo em conversas de amigos, um pouco por todo lado ,Tendo como algo preferido o Sr, Presidente da Câmara, Dr, Mário Fernando.
Obviamente que estas posições vem de um grupo afecto à CDU que tem um líder que fomenta todo o tipo de intrigas como se pode verificar nos vários comentários deste post, basta ler os nomes de possíveis candidatos para nos apercebermos que quem quer ser melhor que o Sr. Presidente da Câmara.
- Como gerir os Águias, tenha possíveis comparações com a Câmara Municipal !
- Como criar e gerir uma secção elitista de motorismo nos Águias, tenha possíveis comparações com a Câmara Municipal !
- Como se o Sr. Henrique Santana tenha algum perfil para um dia ser Presidente de Câmara ? Como todos sabemos não passa de modesto deputado municipal, que passado um ano ano de mandato não fez nenhuma intervenção que tivesse algo de relevante para Alpiarça !
Em relação aos restantes nomes referidos nos anteriores comentários não vale a pena opinar porque todos de diversas formas foram os "coveiros" do Sr. Eng. Raul Figueiredo, como agora querem fazer ao actual camarada Presidente Dr. Mário Fernando.
Amigos destes, é preferível ter inimigos !

Anónimo disse...

Pois a mim, parece-me que a estratégia que está aqui lançada é muito simples.
Alguem do PS lançou uma 'história' envolvendo nomes da CDU como se existisse uma cabala dentro da própria coligação.
O problema é que estas pessoas que aqui foram referidas até se conhecem todas, falam uns com os outros, vão às reuniões, são informadas do que se passa, e não embarcam em teorias da conspiração sem qualquer fundamento. Eu por mim, acabava já aqui a discussão que não leva a lado algum. Deixem os homens trabalhar. Como dizia o outro... "deixem-me trabalhar, eu só quero que me deixem trabalhar"

Anónimo disse...

Desculpem os senhores comentadores acima, mas estarão os senhores certos do que escrevem? Então a CDU não foi eleita pelos alpiarcenses para substituir o PS ou chegou lá por obra divina? As pessoas que estão na autarquia e que encontraram um estado de ruina absoluta serão intimas de Nossa Senhora de Fátima (segundo dizem ela é capaz de fazer milagres)ou capazes de fazer desaparecer milhares de dívidas que outros contraíram a seu belo prazer e sem pensar em Alpiarça e nos ALpiarcenses?
Não acredito no que leio! Este senhor professor Mário tem direito a tanto tempo de governo em alpiarça como tiveram os seus antecessores...só depois então podemos comparar até lá...o tempo que apontam dedo e falam, falam, tratem é de fazer alguma coisa pela vossa terra.

Anónimo disse...

Sim o homem que fundou a secção de moto-turismo dos águias vai ser despedido do BPN, como hoje anuncia o CM, vai receber choruda indemnização e ficar reformado por já tem 30 anos de banca e então anda a preparar a sua ascensão meteórica. Curioso como ninguém se lembra que na 1.ª assembleia municipal da gestão PS, esse senhor ofereceu os seus préstimos publicamente a Rosa do Céu para emprestar dinheiro à câmara do BCP em condições muito favoráveis. Esse fulano parece que é da CDU do lado de cá do Tejo mas do lado de lá chegou a vestir um sobretudo à Freitas do Amaral (verdinho escuro). Pá ajudem o Mário Fernando em vez de o enterrarem, vivemos em democracia, respeitemos quem foi eleito.

Anónimo disse...

tanta má-lingua. Os socialistas devem andar a ler muito Maquiavel...

Jornal Alpiarcense disse...

Ao comentador de: "Vamos mas é a parte pratica onde estão as sondagens? Não basta só dizer que disponiblisa o espaço da cavaqueira" cumpre-nos informar que desde da fundação do JA não é prática do mesmo fazer sondagens do quer que seja mas sim aceitar e publicar comentários dos leitores que por acaso são bem explicitos e não deixam margens para duvidas sobre o texto publicado.
JA não tem dinheiro para pagar a empresas da especialidade para que possam fazer sondagens e como não acreditamos nas "sondagens" que o caro leitor nos está a propôr porque não mostram a realidade e permitem "criar resultados artificaisi ou falsos" o melhor é esquecer porque dificilmente as faremos.
Vá lendo os comentários que estão a ser bastantes esclarecedores como nos dão motivos e razões para pensar o que está a acontecer em Alpiarça.
Tire as suas análies que nós (JA) estamos a tirar as nossas e acredite que se justifica. SE acha que as "sondagens" são mais esclarecedoras do que os comentários então estamos em desacordo.
Quanto ao espaço à disposição dos leitores a resposta está nas várias opiniões que tem vindo a ser publicadas.
Mande sempre e porque não também dar a sua opinião?

Anónimo disse...

nao se enervem. Sao só opiniões. Nao se pode opinar ? Essa é boa

Anónimo disse...

De facto Alpiarça está que parece uma vila fantasma, mas a culpa é do Dr. Mário Pereira? Eu acho que o dito marasmo tem mais a ver com a falta de empenho de longos anos de falta de iniciativa por parte de todos. O comércio foi-se IR À FEIRA DE ALMEIRIM fica mais barato ( se fizessem as contas não pensariam assim concerteza) ir comprar fora de Alpiarça é melhor, porque nós somos assim, a galinha da vizinha é melhor que a minha "não concordo" Temos que nos deixar de lamentos e colocar as cabecinhas a pensar positivo, deixar de falar sempre mal.Temos, como ribatejanos provar que tambem somos capazes como outros o fazem, TEMOS QUE PEGAR a vida como quem pega os toiros "Pelos Cornos"

Anónimo disse...

Há tanto por fazer, e há tanto que se pode fazer com alguma criatividade e esforço, encontrando parceiros, estimulando as forças vivas, valorizando as capacidades e as potencialidades da nossa terra e das suas gentes. Não serve, nunca serviu a desculpa da falta de dinheiro. Não serve, nem nunca serviu a desculpa que há dívidas por pagar - há em todo o lado. Sem dívidas não era possível fazer nada, a oportunidade do dinheiro da UE não pode, não podia nunca ser desperdiçada. A grande questão é que quem hoje governa o município não tem programa, não tem projecto, não tem propostas nem soluções. Não é criativo, não é empreendedor, não sai do gabinete, não mobiliza, não organiza, não projecta nem decide. Quem hoje governa Alpiarça navega à vista, sem rumo e sem timoneiro!Entretem-se o povo com a dívida, com as dificuldades, com umas festarolas uns muretes e umas pinturas e não lhes peçam mais que eles não são capazes. Curioso! O maior investimento que hoje está a ser feito em Alpiarça é o das àguas do Ribatejo, as mesmas que a CDU diabolizou durante a campanha eleitoral, da qual deveríamos sair imediatamente. Lembram-se ?

Anónimo disse...

Até me dá dó ver este tipo de comentário e todo este "lavar de roupa suja".
Eu que nem sou da CDU, nem ligo a estas coisas da politica local, mete-me nervos tantas indecência que aqui se escreve. Vêm logo falar em nomes de A,B,C....
Para quem não sabe, neste tipo de situação só devemos começar a fazer uma análise séria e integra a partir do meio do mandato, pois antes, é pura insenssarez.

É evidente, e quem me conhece sabe como trabalho, que se fosse comigo, as coisas não seriam propriamente assim, no entanto crei que ainda seja bastante cedo para criticar-mos e não apresentar-mos alternativas válidas.
Do meu ponto de vista devemos esperar mais algum tempo, pois é a meio do mandato que se devem de fazer alguns ajustes, de modo a "acelarar" a máquina governativa.
Depois de arrumada a casa, então devemos ver que são, para onde vão e como vão.
Concluindo, se daqui por uns meses não forem para lado nenhum, então aí sim deve-se pensar em alternativas que sejam minimamente válidas, o que não foi o caso até ao momento.
Bem haja a todos,

João