.

.

.

.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CDS-PP questiona Ministro da Administração Interna sobre o Posto da GNR de Alpiarça


Assunto: Posto da GNR em Alpiarça

Destinatário: Ministério da Administração Interna

Ex.mo

Sr. Presidente da Assembleia da República

Considerando que:

Alpiarça é um Município no Distrito de Santarém com mais de 8000 habitantes e 94,44km². Este Município é limitado a nordeste e leste pelo Município da Chamusca, a sueste e sudoeste por Almeirim e a noroeste por Santarém.

Há muito que o CDS-PP vem alertando para o aumento da criminalidade, não só em Alpiarça, mas em todo o território nacional.

Faz eco na comunicação social, recentemente, a notícia de mais uma onda de assaltos em Alpiarça.

A título de exemplo, em 17 de Dezembro de 2011, o porteiro de um estabelecimento comercial foi violentamente agredido. “A GNR, alertada pelos Bombeiros e pelo proprietário do espaço, não compareceu no local porque no posto da Vila não havia dois elementos disponíveis para formar uma patrulha”. Só passados dois dias é que a GNR tomou conta da ocorrência!

No caso supra a GNR de Alpiarça chegou mesmo a pedir ajuda ao posto vizinho deAlmeirim!

Vive-se, actualmente, em Alpiarça, um clima de total insegurança. Sendo que, esta situação é grave e não parece assumir natureza meramente ocasional.

O Posto da GNR em Alpiarça não reúne condições mínimas e dignas para que a as forças de segurança possam desempenhar o seu trabalho e, assim, cumprir a sua missão.

Pior, perante tudo isto, a construção do novo quartel da GNR de Alpiarça não foi incluída no Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da AdministraçãoCentral (PIDDAC).

Tendo presente que:

- Nos termos do disposto no art.º156, alínea d) da Constituição da República Portuguesa, é direitodos Deputados “requerer e obter do Governo ou dos órgãos de qualquer entidade pública oselementos, informações e publicações oficiais que considerem úteis para o exercício do mandato”;

- Nos termos do art.º155,nº3 da Constituição da República Portuguesa e do art.º12,nº3 do Estatutodos Deputados “todas as entidades públicas estão sujeitas ao dever geral de cooperação com osDeputados no exercício das suas funções ou por causa delas”;

- Nos termos do disposto no art.º229;nº1 do Regimento da Assembleia da República, as perguntasapresentadas pelos Deputados são tramitadas por intermédio do Presidente da Assembleia da República com destino à entidade requerida, tendo esta o dever de responder conforme o dispostono nº3 do mesmo preceito;

Os Deputados do CDS-PP, abaixo-assinados, vêm requerer ao Ministério da Administração Interna, por intermédio de Vossa Excelência, nos termos e fundamentos que antecedem, o seguinte:

1- O Ministério da Administração Interna tem conhecimento desta situação?

2- Vai o Ministério da Administração Interna atender às reclamações da População de Alpiarça, no sentido de criar um novo posto de forças de segurança? Se sim, em que prazo?

 3- Vai o Ministério da Administração Interna reforçar a GNR de Alpiarça com novoselementos? Se sim, em que prazo?

Palácio de São Bento, 21 de Janeiro de 2011.

Deputado(a)s:

Filipe Lobo d’ Ávila

Nuno Magalhães

Enviado pelo nosso colaborador, Tiago Leite, Presidente da Concelhia de Alpiarça do CDS-PP

1 comentário:

Neu disse...

Exmos. Sr.(s) Representantes do CDS-PP do Distrito de Santarém. Como habitante de Alpiarça agradeço todos os esforços que sejam feitos para que Alpiarça volte a ser uma Vila tranquila e que de facto possamos ter uma vida de qualidade. Infelizmente, em comentários que tenho visto em relação à situação do Posto da GNR de Alpiarça, e em muito relacionados com os casos que ultimamente foram por demais falados, tem-me parecido que muitos preferem optar pelo mais fácil e o mais fácil é FECHAR. Pronto tá fechado e é menos um problema a resolver, caso haja problemas vai lá a patrulha da GNR de Almeirim.. Mas meus senhores, peço-vos que combatam essas mentalidades porque depois pode acontecer não haver efectivo para patrulha em determinado momento em Alpiarça e a patrulha de Almeirim estar envolvida noutra ocorrência a algumas DEZENAS DE KILÓMETROS de distância... Não nos esqueçamos que o Concelho de Almeirim, e ainda assim a GNR de Almeirim, que já faz bastante, já abrange uma área de 222,3 Km2 e mantém a segurança de 22434 habitantes desse Concelho.. Na minha opinião, pensar em fechar é tomar a opção mais fácil quando penso que em Portugal ainda existem pessoas instruídas que de momento deviam estar a pensar exactamente no oposto: "O que temos que fazer para mantermos o Posto da GNR de Alpiarça em funções e assim garantir a segurança dos habitantes de Alpiarça que são tão contribuintes como os habitantes de localidades que têm um bom policiamento de proximidade, localidades que nós passamos pelo "sr. Polícia / Agente" todos os dias porque ele anda na rua em patrulha porque tem efectivo para isso, localidades que existe um efectivo que dá para fazer prevenção nas nossas escolas que é por vezes onde "nascem" certos problemas ou maus hábitos.." É preciso recriar o respeito pelos Agentes da Autoridade mas para isso eles têm que ser vistos... Meus amigos, a Democracia de contribuição ao Estado não pode deixar de existir na forma de receber em SEGURANÇA... Não podemos andar constantemente a fazer crescer o fosso já existente entre os Portugueses de 1ª classe e os "outros que para aí andam, Portugueses de 2ª classe ou 3ª..." Senhores, as pessoas demarcam-se por fazer o que toda a gente diz ser difícil ou impossível e não por optarem pela solução mais fácil, FECHA-SE E É MENOS UM PROBLEMA A RESOLVER... É preciso criar um Portugal Justo.