Dia 23 de Janeiro os portugueses mais uma vez vão ser chamados a votar para escolher o seu Presidente. Eu como muitos já sabem, votarei em Fernando Nobre, e decidi o meu voto e apoio a Fernando Nobre com base em quatro razões fundamentais:
1º - Alguns dizem que o País está doente e precisa de um médico. Eu reconheço que o País está muito mal e necessita de alguém na Presidência da República diferente dos demais e habituais agentes político-partidários, porque esses, de uma forma ou de outra foram os que conduziram o País ao estado de degradação em que se encontra.
2º - Fernando Nobre é um verdadeiro representante da sociedade civil. Alguém que durante a sua vida, sempre soube em primeiro lugar privilegiar “o outro”. Ora isto é e representa o verdadeiro sentido de estado, o verdadeiro espírito de “servidor do estado”, que tantos apregoam, mas que parecem não saber executar. Só Fernando Nobre, pelo que é a sua vida, me dá garantias de verdadeiro servidor do estado, nenhum dos outros candidatos me dá tais garantias.
3º - Entendo que as candidaturas de Alegre e de Cavaco são candidaturas que representam o passado, candidaturas dos corredores do poder, de gente comprometida que nos governou e desgovernou, que teve responsabilidades ao mais alto nível, mas que afinal, em nada contribuíram para a mudança deste País. Fernando Nobre por seu turno é um homem livre, nunca esteve comprometido com as políticas desastrosas que nos governaram, é a única candidatura que pode projectar Portugal da melhor forma na senda internacional.
4º - Finalmente, para mim, Fernando Nobre é entre todos, o detentor da experiência de vida mais rica e gratificante, não só a nível interno, mas também a nível internacional e dessa forma, enquanto primeiro magistrado da nação, seria alguém que com uma notoriedade tão forte no plano internacional, poderia exercer de forma eficaz uma boa magistratura de influência. É esse o principal papel do Presidente e é em minha opinião, o que Cavaco pior tem sabido fazer.
É por isso, que de forma consciente, desde Abril deste ano decidi ser um mais um voluntário neste grande projecto de cidadania, procurar ajudar um cidadão bom, um homem livre, a erguer-se, a não se esconder, mas a dizer “presente”, a dizer mesmo nos momentos mais difíceis que está disponível para servir o seu País, pois toda a sua vida tem sido vivida em cenários bem difíceis.
Fernando Nobre é um cidadão notável deste nosso Portugal, foi Co-fundador do Forum para a Paz, é patrono da APARECE (instituição de apoio a adolescentes em risco) e da Fundação AS CRIANÇAS são o nosso futuro (Ucrânia), pertence ao conselho fiscal do CAVITOP-Centro de Apoio a Vítimas de Tortura, é membro da Associação para a Promoção e Dignificação do Homem, é embaixador do Condomínio da Terra e da Boa Vontade da Ilha Gorée, medalha de Ouro dos direitos humanos da assembleia da República Portuguesa.
Por tudo isto no dia 23, em consciência votarei naquele que para mim é o melhor, Fernando Nobre!
* Com a publicação deste texto, João Lérias começa a colaborar com JA, escrevendo sempre que possível ,algumas crónicas sobre politica.dos Não publicaremos comentários referentes a este texto
Sem comentários:
Enviar um comentário